Os leitores da Revista Iberoamericana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes – Invisibilidades podem conferir na Edição maio de 2011, artigo da professora do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Flávia Vasconcelos em coautoria com o professor Danilson Vasconcelos, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Petrolina-PE. O trabalho intitulado “Experiências em formação de professores da rede pública de ensino: Métodos, processos e produção artística em artes laborais na perspectiva da arte/educação contemporânea” discorre sobre as atividades do seminário “Arte/ Educação: Métodos, Processos e Produção Artística Criativa em Artes Laborais, realizado no ano passado para docentes de escolas baianas municipais e estaduais que ministram a disciplina de arte, mas não têm formação específica na área.
Flávia explica que a arte laboral tem sido aplicada na produção de embalagens, no artesanato, no design industrial, levando em conta as variáveis culturais e geográficas como condições climáticas e culturas. “Atualmente a perspectiva de artes laborais está muito próxima do design. O professor, quando quer trabalhar a disciplina, tem que ter em mente a contextualização da arte, o cenário regional, para desenvolver algo que sirva tanto para a comunidade quanto para quem cria”, avalia Flávia.
Segundo a professora, a meta é desenvolver novos estudos, objetivando estimular mais pesquisas. “É preciso desmistificar a visão de que a arte laboral está ligada apenas a um ofício e não a noções atuais de design, que estão relacionados com o lugar onde são produzidas”, afirma.
A Revista Iberoamericana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes – Invisibilidades é uma publicação internacional na área Ensino de Arte, voltada a estudos realizados em países que integram a Rede Iberoamericana de Educação Artística – Riaea.
Raoni Santos
Ascom/Univasf