Médico do Recife tem visto dos EUA cancelado após postagem elogiosa a assassinato de Charlie Kirk

O médico brasileiro Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, que mora no Recife, teve o visto dos Estados Unidos proibido após uma mensagem elogiosa ao assassinato do ativista conservador Charlie Kirk viralizar.

A postagem, feita num comentário no Instagram, diz: “um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”.

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, citou a postagem ao anunciar, no sábado (13), a proibição de vistos para o brasileiro. Segundo Ricardo Barbosa, seu visto expirou em 21 de agosto de 2022.

Landau fez o anúncio ao responder a um comentário no X feito pelo vereador do Recife Thiago Medina (PL), que expôs a postagem do médico brasileiro.

Depois disso, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou ter aberto uma sindicância para investigar o médico e uma clínica particular, que o demitiu.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) publicou uma nota de repúdio contra a postagem do médico e disse que não compactua com atos que contrariem os princípios fundamentais da medicina, como o cuidado, a preservação da vida e o respeito à dignidade humana.

Neste domingo (14), Barbosa pediu desculpas à família de Kirk.

“Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo. Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética”.

O médico disse que o conteúdo tem sido usado “por pessoas que estão ameaçando” a família dele, incluindo a esposa e os irmãos. “Muitas ameaças de morte. […] Temos print de tudo. Todas as pessoas serão denunciadas”, afirmou.

Jovem conservador foi assassinado durante discurso

Kirk, de 31 anos, foi assassinado em plena luz do dia, com um tiro no pescoço, enquanto discursava em um evento na Universidade de Utah Valley. Ele deixa a mulher e dois filhos.

Um homem identificado como Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso suspeito de ser o autor do assassinato.

Segundo o FBI, estojos de balas apreendidas junto com a arma do crime incluíam frases como “Ei, fascista! PEGUE!”; “O Bella ciao, Bella ciao, Bella ciao, Ciao, ciao!” (uma referência a uma canção italiana de resistência ao fascismo e ao nazismo).

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *