Apresentada por Antonio Nóbrega, a aula-espetáculo “Matria: Uma Outra Linha de Tempo Cultural” acontece na noite desta sexta-feira (10.05), na Sala Principal do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, às 18h.
“Matria questiona as nossas origens culturais brasileiras, entremeadas em músicas, dança e demonstrações reflexivas levadas através dos movimentos do multi-artista. Os ingressos podem ser adquiridos mediante troca por 2Kg de alimentos não perecíveis, a partir das 16h de hoje, na bilheteria do Centro – sujeito a lotação.
A aula contará com peças que vão desde obras da tradição oral – criadas e continuamente recriados pelo autor-legião ao longo dos séculos – a obras autorais, como sambas de Nelson Cavaquinho e Candeias, canções de Caymmi e do próprio Antonio Nóbrega peças coreográficas sobre múscia de Bach etc. A aula-espetáculo, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo, procura harmonizar o discurso com a performance, o conceito com a emoção.
Violinista desde criança, Nóbrega participou no final dos anos 60 da Orquestra de Câmara da Paraíba e a partir dos anos 70 percorreu quase todo o Brasil estudando as manifestações populares, aprendendo cantos, toques instrumentais, danças, modos de representar dos brincantes, folgazões e demais artes populares. A partir deste envolvimento, Nóbrega começou a desenvolver um estilo próprio de concepção em artes cênicas, dança e música apresentando então diversos espetáculos que são extremamente concorridos pelo público até hoje. Convidado por Ariano Suassuna, o artista também passou a integrar como instrumentista e compositor o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.
O evento vai acontecer nesta sexta – feira (10), às 18 horas no Centro de Cultura João Gilberto.
Assessoria de Comunicação
Sala de Imprensa II Celebração das Culturas dos Sertões(74) 3612-7121
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia(Secult/BA)
Ana Paula Vargas – (71) 9983.5278
Rodrigo Lago – (71) 82650071