Cristãos em Juazeiro se preparam para Pentecostes

A partir desta sexta-feira (3) os católicos de Juazeiro começam a se preparar para uma das maiores celebrações do calendário cristão: a festa de Pentecostes. Para marcar a solenidade, que será no próximo dia 12 de junho, a Diocese de Juazeiro inicia amanhã uma novena que irá envolver todas as paróquias da cidade. Os nove dias celebrativos culminarão com uma grande festa na Praça da Catedral, contando ainda com procissão e Missa solene. “A festa de Pentecostes é a festa da unidade da Igreja. Nesta festa os cristãos relembram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com Maria no Cenáculo em Jerusalém. A promessa do senhor ressuscitado se cumpriu enviando o seu Espírito santificador e defensor. É ele é o responsável pela missão da Igreja”, explicou padre Josemar Mota, pároco da Catedral de Juazeiro.



Nesta sexta-feira a programação começa na igreja matriz do bairro Santo Antônio. No sábado (4) a Missa será no bairro Alto da Maravilha, na comunidade São José. Nos dias seguintes a novena de Pentecostes acontecerá nas paróquias Santa Teresinha (bairro Piranga), Santo Afonso (Castelo Branco), Nossa Senhora Aparecida (João Paulo II) e na comunidade Nossa Senhora de Fátima (Alto da Aliança), respectivamente. Os últimos três dias de novena serão na Catedral. As missas acontecerão sempre às 19h30.


No dia 12 de junho, os festejos em honra ao Espírito Santo começam cedo. Às 9h haverá Missa solene na Catedral. Às 17h começa uma procissão saindo da rua Canafístula, no bairro Centenário, finalizando com a Missa na Praça da Catedral. “A festa de Pentecostes já é uma tradição muito antiga e bonita em Juazeiro. A bandeira do Espírito Santo durante um ano peregrina nas comunidades e como é bonito e emocionante a fé das pessoas quando recebem a bandeira em suas casas”, recorda o padre Josemar.


A novidade da festa nesse ano é a integração entre as paróquias na realização da novena. “Decidimos unir todas as paróquias porque Pentecostes é a festa da unidade dos cristãos. Nesta festa a Igreja, guiada pelo Espírito, deve tomar consciência de sua missão evangelizadora, ou seja, ser no mundo uma luz, uma voz profética diante de tantos sinais de morte que agridem a dignidade humana e porque não dizer de toda a criação que esta agonizando”, ressaltou o pároco da Catedral.


De acordo com o sacerdote, durante a novena, 40 jovens receberão o sacramento do Crisma, que atualiza justamente a vinda do Espírito Santo sobre os fiéis. “Essas crismas serão no dia 11, sábado à noite. Temos ainda 47 jovens que receberão este sacramento em outra data, porque o interior da Catedral não comportaria todos em uma única celebração”, disse.

Programação: Pentecostes em Juazeiro*

3 de junho – Paróquia Santo Antônio, bairro Santo Antônio.
4 de junho – Comunidade São José, bairro Alto da Maravilha.
5 de junho – Paróquia Santa Teresinha, Bairro Piranga
6 de junho – Paróquia Santo Afonso, bairro Castelo Branco
7 de junho – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, bairro João Paulo II
8 de junho – Comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro Alto da Aliança.
9, 10 e 11 de junho – Catedral Nossa Senhora das Grotas, Centro.

(*As celebrações da novena serão sempre às 19h30)

12 de junho – Festa de Pentecostes
9h – Missa Solene (Catedral)
17h – Procissão (saindo da rua Canafístula, bairro Centenário) finalizando com a Missa Festiva na Praça da Catedral.

 

 

 

 

Texto e foto: Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *