Projeto levará música clássica a periferia de Juazeiro

 

A música clássica normalmente é vista com muita desconfiança e preconceito pelas camadas mais carentes da sociedade. Em Juazeiro, essa realidade não difere das demais cidades do Brasil. O motivo dessa recusa vem, em grande parte, da falta de conhecimento e contato com esse gênero musical. Pensando nisso, o professor Paulo Oliveira e o maestro da orquestra do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IF- sertão), Opus68, Ozenir Luciano decidiram aproximar a música clássica da periferia juazeirense com o projeto “Concertos Didáticos”.


O projeto, que começou a ser idealizado a partir de uma visita de Paulo Oliveira ao IF Sertão para ver a Opus68, vai de Junho a Dezembro deste ano e será dividido em sete concertos, sendo seis na periferia e um na catedral de Juazeiro. Os primeiros a receber os músicos serão os moradores do bairro João Paulo II. A apresentação está marcada para amanhã, às 19h, na igreja do bairro.

Na visão do maestro Ozenir, o que falta às pessoas é acesso à música de qualidade. “O consumo de música erudita é uma questão de oportunidade. Se a música não chega, elas (pessoas) não podem saber o quanto é boa”, afirma.

Já o professor Paulo garante que quem for à apresentação não vai se arrepender. “Nós vamos fazer um grande concerto”, promete.

Texto: Emerson Rocha

Foto: Farnesio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *