ESCRITOR BAIANO ANTÔNIO TORRES ABRE II ENCONTRO DE ESTUDOS DA CELEBRAÇÃO DOS SERTÕES EM JUAZEIRO

blogqsp.antonio-torres2Espalhado por nove estados da federação, o sertão brasileiro carrega consigo modos específicos de vida, religião, culinária, clima, manifestações artísticas, entre outros.

Para discutir essas e outras questões, a II Celebração das Culturas dos Sertões dá início, nesta quinta-feira (09.05), ao II Encontro de Estudos, o qual integra sessões de debates e discussões de trabalhos que analisam e refletem sobre as culturas dos sertões.

A quinta-feira contempla ainda apresentações artístico-culturais, como o Cortejo das Culturas dos Sertões – que levará às ruas da cidade mais de mil pessoas e artistas – e o espetáculo “As Culturas do Rio São Francisco”, que  reunirá artistas de cidades ribeirinhas na Sala Principal do Centro de Cultura João Gilberto.

O Encontro acontece no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. A partir das 10h, o público participará da Conferência de Abertura, ministrada pelo escritor baiano e referência internacional da literatura brasileira, Antônio Torres. À tarde, a partir das 14h, acontecem as mesas-redondas “História, Memória e Representações” e “Cultura Popular e Oralidade”, as quais se constituem com apresentações de trabalhos acadêmicos previamente selecionados.

Juazeiro recebe o escritor Antônio Torres

Natural de Sátiro Dias, cidade do interir do estado da Bahia, Antônio Torres é autor de obras premiadas como “Essa terra” (1976), “Pelo Fundo da Agulha” (2006) e “Carta Bispo” (1979) e referência internacional no que se refere a literatura brasileira. Em seus romances, transpõe as fronteiras da ficção e apresenta a realidade dos sertanejos como dilema de toda a humanidade.

Em “Nossa Terra”, romance mais conhecido, o autor enfoca a problemática da migração de nordestinos à procura de novas oportunidades, de uma existência mais digna na imagem ilusória da cidade grande do Sul, particularmente São Paulo.

Torres é atualmente considerado um dos melhores autores da geração contemporânea. Sua obra já foi publicada em países como Itália, Argentina, México, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Bélgica, Holanda, Israel, Bulgária, dentre outros.

Culturas dos Sertões e do São Francisco

Para fechar o terceiro dia de atividades da II Celebração das Culturas dos Sertões, em Juazeiro, o “Cortejo das Culturas dos Sertões” e o espetáculo “As Culturas do Rio São Francisco” trarão aos participantes do evento muita alegria e manifestações artísticas diversas, a partir 17h desta quarta-feira (09.05). O primeiro levará às ruas da cidade mais de mil pessoas e grupos representativos da cultura popular do estado, da cidade e de municípios vizinhos, baianos e pernambucanos. Já o segundo concentrará na Sala Principal do Centro de Cultura João Gilberto apresentação de artistas e produtores culturais residentes em municípios banhados pelo velho Chico.

Iniciando na Praça da Bandeira, o “Cortejo das Culturas dos Sertões” será composto pela apresentação do grupo musical Rixô Elétrico – o qual convidará a população para o evento ao som da guitarra baiana e de seu minitrio -, além de grupos de quadrilha, afoxé, vaqueiros, teatro, fanfarras, palhaços, mascarados, congadas, reisado, bumba meu boi, entre outros. O trajeto segue em direção a orla da cidade, finalizando no Centro de Cultura João Gilberto, onde os participantes do evento serão recepcionados pelos cantadores locais Neto e Mundinho.

Na ocasião, o Rixô trará para ao centro da festa o acordeon, instrumento musical característico da cultura sertaneja. “A marcação rítmica será o foco da apresentação. A guitarra baiana nos permite reviver os primeiros carnavais e o acordeon remonta ao universo musical do forró, do xaxado, do baião, de Luiz Gonzaga. O encontro destas manifestações será o verdadeiro espetáculo”, afirma Fred Menendez, músico do Rixô Elétrico. Ao longo do desfile os grupos terão momentos individuais de apresentação, dando ao público a oportunidade de conhecer um pouco das manifestações artístico-culturais que integram o vasto universo das culturas sertanejas.

A partir das 20h, na Sala Principal do Centro de Cultura João Gilberto, o artista, músico e representante Territorial do Velho Chico, Cléber Eduão irá comandar uma série de artistas que desdobram suas manifestações em homenagens ao rio São Francisco. Além de poesias e apresentações musicais, a plateia irá conferir a exibição do documentário “Corrente das Águas – O Vale Encerrado, de direção e produção de Leandro Caetano, morador do município de Correntina.

Veja programação completa:

Conferência de Abertura do Encontro de Estudos com Antônio Torres

Centro de Cultura João Gilberto – Sala Principal – 10h

Entrada Franca

II Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões

Coordenação: Alberto Freire e Gislene Moreira

Centro de Cultura João Gilberto – Salas 2 e 3 – 14h

Entrada Franca

Cortejo das Culturas dos Sertões

Praça da Catedral até o Centro de Cultura João Gilberto – 17h

Caravana “As Culturas do Rio São Francisco”

Coordenação: Cleber Eduão

Centro de Cultura João Gilberto – Sala Principal – 20h

Entrada: A partir de 06/05, a troca de 2 kg de alimentos não perecíveis vale um par de ingressos (Sujeito a lotação)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *