O debate sobre a preservação ambiental tem avançado, e a maioria das pessoas tem adquirido consciência da seriedade do tema, e quanto a forma como agimos em relação a isso impacta diretamente em nossas vidas.
É nesse contexto que a cidade de Juazeiro instaura, oficialmente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), que teve sua primeira reunião nessa quinta-feira (24), no auditório da nova sede da prefeitura.
Sendo fundamental na formulação de políticas públicas ambientais, a formação do órgão colegiado reforça o compromisso do município com a promoção do desenvolvimento econômico sustentável, fomentando a discussão sobre o tema, propondo e colocando em prática soluções reais.
O encontro inaugural reuniu conselheiros titulares e suplentes, que representam órgãos do poder público, instituições e segmentos da sociedade civil, e teve como pauta a apresentação do regimento interno, objetivos e pautas para os próximos encontros.
De acordo com Cláudio Fernandes, secretário de Meio Ambiente e presidente do CMMA, a criação do conselho é um avanço na gestão participativa da política ambiental e é uma porta de entrada da comunidade.
“Com os conselhos, conseguimos contemplar todos os aspectos da sociedade, desde o homem da área rural, até o pessoal da área urbana.
Ele é uma porta de entrada de vários campos de visão diferentes, eclodindo a melhoria do meio ambiente da nossa cidade”, explicou.
O CMMA de Juazeiro é composto por nove membros titulares, com seus respectivos suplentes e funcionará como um órgão consultivo e deliberativo, com reuniões acontecendo a cada dois meses, abertas à comunidade.
O principal objetivo é que o conselho proponha orientações para que o governo municipal elabore leis de proteção e preservação, aliando o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente.
Ascom PMJ