Curso de Artesanato é encerrado no bairro Mandacaru

Durante 15 dias do curso de Artesanato em Garrafas PET promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com Sebrae Petrolina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Recife, mais de 40 mulheres dos bairros Pedro Raimundo, Quati I, José e Maria, Santa Luzia e Mandacaru tiveram a oportunidade de aprender mais que uma arte – um jeito novo de reconstruir a vida. Na última sexta-feira (27), 11 mulheres e três homens do bairro Mandacaru formaram a última turma do curso. O bairro Mandacaru existe em Petrolina desde 1998 e conta com uma população de mais de seis mil habitantes. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Mandacaru, Bento dos Santos, essa foi a primeira vez que a comunidade recebeu um curso como este, totalmente gratuito.


“O curso foi muito bem aceito por aqui, inclusive, muitas pessoas procuraram pensando que teria mais dias. Agradeço a atenção da secretária de trazer esse curso até nós e espero que outros venham”, afirmou. Para a agricultora Tereza Lourdes, a iniciativa foi uma oportunidade especial. “Foi maravilhoso aprender esse artesanato que eu nunca tinha visto. Vi que posso fazer muitas peças e vender também”, completou. Do plástico, surgiram muitas flores, chapéus, árvores de natal, pulseiras, brinquedos entre outros.


O artesão e técnico em artesanato do SENAR, Vlademir Caroba, ficou muito entusiasmado com a recepção do curso em Petrolina. “O balanço que faço é que foi plantada uma semente e espero que ela germine porque o pessoal tem muito interesse. Para serem as primeiras peças que eles fizeram já estão muito boas mesmo”, ressaltou. Durante a ocasião, a Secretária da Mulher, Maria dos Anjos, declarou seu contentamento e vislumbra levar outros cursos como de cabeleireiro, manicure, para muitas comunidades. “Estamos levando adiante essa nossa missão graças, também, às parcerias. Agradeço, desde já, a importante força que recebemos do SENAR e Sebrae Petrolina para que ações como essas possam prosseguir proporcionando renda a todas as mulheres em Petrolina”, frisou.

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *