Simplex divulga disputa pelo Governo de Pernambuco entre Raquel Lyra, João Campos e Gilson Machado; veja números

O Instituto Simplex divulgou nesta terça-feira (04) os números da primeira pesquisa do ano sobre as eleições estaduais de 2026. O levantamento questionou os eleitores sobre suas intenções de voto com mais de um ano antes do início do período de campanha eleitoral.

A Simplex inseriu apenas três candidatos na disputa: a governadora Raquel Lyra (PSDB), o prefeito do Recife João Campos (PSB) e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto (PL).

Tanto nos votos totais como nos válidos, João Campos lidera a disputa com ampla vantagem, criando a possibilidade de ganhar o cenário ainda no primeiro turno.

João Campos lidera com ampla vantagem disputa pelo Governo de Pernambuco

Enquanto o prefeito do Recife fica 54% das intenções de voto totais, a governadora tem 19,3%Gilson Machado se posiciona em terceiro lugar, com 9,6%.

Para uma pesquisa mais de um ano antes do início de campanha eleitoral, o índice de brancos/nulos/nenhum e de não sabe/não respondeu é relativamente baixo. Apenas 6,1% dos eleitores citam que não votaria em nenhum, enquanto 11% não soube responder.

Contabilizando apenas os votos válidos, sem nulos, brancos e indecisos, João Campos lidera com mais de 60% das intenções:

  • João Campos: 65,1%
  • Raquel Lyra: 23,3%
  • Gilson Machado 11,6%

Maior vantagem de João Campos é com as mulheres, enquanto Raquel melhora entre homens

A maior vantagem de João Campos é com as mulheres, ao atingir 60,5% dos votos totais. Enquanto isso, Raquel performa melhor entre os homens, saindo de 17,1% com o público feminino para 21,4% entre os homens.

O mesmo ocorre com Gilson que quase duplica ao sair de 6,7% entre mulheres para 12,4% com o público feminino.

Gilson Machado melhora índices entre pessoas de 45 a 59 anos

No quesito faixa etária, João Campos garante vantagem equilibrada entre todas as idades. Seu menor índice é entre pessoas de 45 a 59 anos, com 50%. Raquel tem um equilíbrio de forças, mas também sofre com o mesmo grupo ao atingir apenas 10% desse eleitorado. 

Enquanto isso, Gilson Machado quase dobra entre seus demais resultados quando se trata dos eleitores de 45 a 59 anos. Com o segundo melhor índice em 11,8% entre pessoas de 16 a 24 anos, na faixa etária de 45-59 o ex-ministro do Turismo tem 20%. 

Sobre a Pesquisa Simplex

A pesquisa entrevistou 800 pessoas em todas as regiões de Pernambuco por meio de ligações telefônicas no dia 2 de fevereiro de 2025. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. (Blog do Jamildo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *