“Os equipamentos vão ser instalados ao longo do Rio São Francisco entre o bairro Angari e as proximidades do Country Clube. Os Parques irão valorizar a cidade com ambientes de convivência e turismo ecológico, além de integrar atividades econômicas e de preservação do Rio”, informou Flávio Luiz.
De acordo com a proposta dos Parques Fluviais, áreas nas margens do Rio São Francisco e também nas ilhas, a exemplo do Rodeadouro, ilha do Fogo e ilha de Nossa Senhora, serão revitalizadas através do replantio e conservação da mata ciliar, recuperação do assoreamento e investimento em saneamento básico. Além disso, os locais vão receber equipamentos urbanos básicos, ciclovias, quiosques, pavimentação natural, piers e decks flutuantes, entre outros benefícios.
“O próximo passo da Prefeitura é apresentar o projeto básico aos órgãos do Governo Federal que atuam na preservação do Rio São Francisco, a exemplo da Codevasf, para viabilização dos recursos necessários às obras”, acrescentou o assessor de Obras e Projetos Estruturantes.
Além de Juazeiro, foram escolhidas pelo Governo Federal para a implantação dos Parques Fluviais as cidades de Bom Jesus da Lapa, Xique-Xique e Barreiras na Bahia, Piranhas e Penedo em Alagoas, Propriá em Sergipe, Januária e Pirapora em Minas, e também Petrolina em Pernambuco.
Foto:farnesio