Derick Toda –
Sob condições ideais, é possível prestigiar até 150 meteoros por hora. Saiba as dicas para não perder o fenômeno
A chuva de meteoros Geminídeas, um dos fenômenos mais bonitos da astronomia, pode ser vista por brasileiros a olho nu, entre esta sexta-feira (13) e a madrugada de sábado (14).
Os amantes dos astros podem ver, sob condições ideais, até 150 meteoros por hora. No entanto, infelizmente, durante a noite, a previsão é que a lua esteja 97% iluminada, o que pode afetar a apreciação do fenômeno. A previsão é da empresa de estudos sobre astronomia Star walk.
Os meteoros Geminídeas são brilhantes, com cauda longa e possuem uma variedade de cores, entre branco, amarelo, vermelho, azul e verde. O que faz ele serem coloridos são os vestígios que possuem de sódio e cálcio. Esses componentes são utilizados, por exemplo, em fogos de artifício.
Além disso, essa chuva de meteoros é a única que não se origina de um cometa, e sim de um asteroide. Saiba os melhores lugares do mundo para prestigiar o fenômeno.
Dicas para observar a chuva de meteoros
- Encontre um lugar longe das luzes da cidade. Essa é a principal regra que ajuda a avistar mais meteoros. Lembre-se de que você não precisa de nenhum equipamento especial.
- Tente bloquear a Lua brilhante com uma árvore ou um prédio — desta forma, você ainda poderá ver alguns meteoros se o céu estiver limpo