A Escola Municipal de Educação Infantil CAIC realizou nesta terça-feira (30), sua I Mostra de Leitura. A iniciativa, que deriva do projeto macro da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) “É Hora de Ler”, mantém o objetivo de despertar na criança o hábito da leitura e de proporcionar o contato com os livros desde a infância.
O momento foi contextualizado de forma lúdica e exibiu os resultados de trabalhos dos próprios alunos. Apresentações de teatro, músicas, contos, artes plásticas, exposições e brincadeiras também fizeram parte da primeira edição do evento, que além dos participantes da casa recebeu os alunos convidados da Fundação Lar Feliz e a orquestra infantil do grupo De Luca.
De acordo com a gestora Rosilda Marques, o projeto do CAIC atua no sentido de fortalecer o “É Hora de Ler”, criado pela SEDUC em 2009, buscando criar: o hábito de escutar histórias; enriquecer o imaginário infantil; proporcionar o contato com textos de qualidade literária; valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento; desenvolver a oralidade; ampliar o repertório de palavras e histórias conhecidas; entre outros aspectos.
Todo o prédio do CAIC foi adaptado e as salas de aula viraram cenários de histórias infantis. Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e Branca de Neve fizeram sucesso com os alunos, como afirma o Henrique da Silva, de 06 anos. “Gostei de tudo hoje. Das brincadeiras, das pessoas que nos visitaram, e, principalmente das histórias”, disse o menino que passou boa parte da manhã sem desgrudar dos livros.
Segundo a professora Denise Cristina Nunes, mesmo que a criança não saiba ler ela interage com a pseudoleitura. “É um projeto gratificante. Nós temos o recurso, que são os livros e a biblioteca itinerante enviados pela SEDUC através do projeto ‘É Hora de Ler’ e o interesse dos alunos, que só precisam ser estimulados”, ponderou a educadora que há dois anos trabalha no CAIC.
Para a Diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim, a I Mostra de Leitura é uma excelente resposta à provocação do “É Hora de Ler”. “Ficamos felizes de ver que as escolas estão fazendo um bom uso dos materiais e desenvolvendo de forma autêntica as propostas que são passadas pela secretaria. Sem dúvida, quem ganha com tudo isso é o aluno, que é sempre nosso objetivo final”, concluiu.