Com unidade fabril no município pernambucano, a empresa está cada vez mais engajada nas ações ambientais onde está inserida
A Termotécnica, com uma de suas unidades instaladas em Petrolina, foi uma das empresas parceiras de um mutirão de limpeza na orla do Rio São Francisco, numa ação promovida pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina.
O projeto “Ecoando pelo Velho Chico” reuniu diversos voluntários, com o foco na preservação ambiental e no impacto dos resíduos deixados na costa marítima da cidade. O grupo recolheu centenas de quilos de resíduos, contribuindo para a revitalização da área.
Com esta parceria, a Termotécnica, maior fabricante de soluções em embalagens de EPS/Isopor* e uma das principais recicladoras desse material no Brasil, reforça seu compromisso com a conscientização ambiental, incentivando a prática da reciclagem e mobilizando a comunidade para ações concretas em prol da sustentabilidade. A empresa está presente em Petrolina há 14 anos, com uma unidade fabril.
Desde 2007, a Termotécnica já reciclou 48 milhões de quilos de EPS, transformando-os em novos produtos. Atualmente, a empresa é responsável por reciclar ⅓ de todo o EPS pós-consumo do país, convertendo-o em REPOR, matéria-prima reutilizável que dá origem a itens como peças técnicas, gabinetes de eletroeletrônicos, rodapés, molduras, brinquedos e muitos outros.
Outro destaque é que a Termotécnica possui o Programa Reciclar EPS, que promove a economia circular ao prolongar o ciclo de vida dos materiais e reduzir a extração de recursos naturais finitos. O programa também integra uma rede de parceiros, incluindo cooperativas, associações de recicladores e prefeituras, fomentando a conscientização sobre a destinação correta do EPS e sua reintrodução na cadeia produtiva.
Projeto de sustentabilidade
O projeto “Ecoando pelo Velho Chico” é promovido por acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina, e atua como uma extensão que alia educação ambiental para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.
Segundo a entidade, a limpeza do entorno do rio não é apenas um ato simbólico, mas um chamado para ações contínuas em prol da conservação do meio ambiente. Essa iniciativa conjunta de limpeza na orla demonstra o impacto positivo da união entre sociedade civil, empresas e entidades em prol de um futuro mais sustentável.
*Isopor é uma marca registrada de terceiros.