Jovens rurais mostram potencial artesanal durante a FECOU

 

Há cerca de dois anos, 400 jovens da zona rural dos territórios Sertão do Araripe e Alto Pajeú pernambucano, mostram que é possível produzir artesanato de qualidade com matérias primas muitas vezes desperdiçadas, como sementes, vagens, e cascas. Para mostrar o seu trabalho, os jovens que fazem parte do projeto juventude, arte e Cultura (JAC), vão expor seus produtos durante a quarta edição da Feira do Comércio de Ouricuri (FECOU) que acontece entre os dias 26 e 28 de maio.


O incentivo à confecção de artesanato e comercialização é feita pelo Caatinga em parceria com o Centro Sabiá e a Diaconia, com patrocínio da Petrobras através do Programa Desenvolvimento e Cidadania. Neste sentido, o grupo de jovens passou por capacitações para aperfeiçoar o trabalho e entender como gerenciar o negócio para acessar o mercado, no processo de economia solidária.


“O trabalho do JAC está gerando renda para os jovens e contribuindo para que eles permaneçam no campo. Além disso, essas atividades estão sensibilizando esses jovens acerca da produção agroecológica, em consonância com o meio ambiente, e incentivando o associativismo e cooperativismo como forma de superar os desafios de inserção no mercado”, destaca a responsável pelo projeto, Ednalva Nunes.


Os jovens participam da feira que acontece no pátio de eventos de Ouricuri, onde vão expor e comercializar produtos como porta retratos, quadros, blocos de anotação, colares e descansos de panelas, dentre outros, que são fruto da criatividade destes grupos.


JAC


O projeto Juventude, Arte e Cultura envolve 400 jovens, a partir de 16 anos, que residem na zona rural dos municípios de Ouricuri, Granito, Afogados da Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde, Iguaraci e Triunfo. Para se engajar no projeto, os jovens devem participar de grupos comunitários, terem interesse e habilidade para produção de artesanato, contribuir com processo de organização da comunidade e estarem atentos a questões sociais e ambientais da região.



Ascom – CAATINGA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *