Petrolina se prepara para usar novo larvicida contra a dengue

Supervisores de campo e Agentes de Combate à Endemias do município de Petrolina, estiveram reunidos nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26), para participar de mais uma capacitação para uso do novo larvicida diflubenzuron, que a partir de agora será utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como determina o Ministério da Saúde. O treinamento foi ministrado por um técnico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A capacitação foi dividida em dois momentos, o primeiro para os supervisores de campo, ministrada no auditório do Espaço Vida, anexo a SMS e o segundo momento em campo, nos bairros, para os Agentes de Combate à Endemias (ACE).



O técnico de laboratório da SES e da Funasa, Osvaldo Barbosa, explicou o motivo da mudança das substâncias. “De acordo com o Ministério da Saúde, segundo alguns testes de resistência ao Aedes aegypti aqui em Petrolina, foi verificado que as larvas já estavam ficando resistentes. E quando há resistência em eliminar as larvas, o recomendável é de mudar o produto que antes vinha sendo utilizado”, afirmou. Osvaldo ainda explicou que o Ministério da Saúde e o Estado aconselharam a mudança da substância temefós, pelo diflubenzuron, que já começa a ser utilizado pelos agentes nas residências na próxima segunda-feira (30) e que tem a sua qualidade garantida.



Treinamento – Para começar a manusear a nova substância, os profissionais passaram anteriormente por um treinamento completo, onde puderam se informar e tirar dúvidas. “Estamos trabalhando assim como determina o Ministério da Saúde. O diflubenzuron teve sua eficácia e eficiência testados pela Secretaria de Vigilância em Saúde. Fizemos testes, que mostraram resultados satisfatórios e os nossos agentes não mostraram dificuldade em manusear o produto durante a aplicação. Então, todos os indicadores nos levam a acreditar que tudo sairá dentro do previsto, combatendo cada vez mais o Aedes aegypti”, destacou a Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho.


De acordo com a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, primeiro foi feito uma reciclagem, onde foram passadas todas as informações técnicas. “Trabalhamos bastante, fizemos capacitações, compramos os equipamentos de proteção individual exigidos. A gestão do prefeito Julio Lossio está tendo uma atenção especial com a questão da dengue. O município está empenhado. Nos últimos dias, conseguimos dois novos carros para ajudar no combate ao mosquito transmissor, conseguimos diminuir o número de casos da doença e nossos índices também reduziram. Isso é tudo fruto de um trabalho positivo”, enfatizou.



Aplicação – O uso da substância será feito somente através da presença do Agente de Combate à Endemias, e do supervisor, que irá preparar o produto. O tratamento feito para combater a dengue será o mesmo que vinha sendo feito com o antigo larvicida, mudando apenas a substância, que agirá de forma mais efetiva. Ainda de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o produto é seguro tanto para a população quando para o profissional.

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *