Tem início nesse sábado, 9, a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos em Pernambuco. A ação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Programa de Vigilância e Controle da Raiva, segue até o dia 9 de dezembro, com a meta de vacinar pelo menos 80% dos cães. Em relação aos felinos, não existe uma meta específica.
O diretor geral de Vigilância Ambiental em Pernambuco, Eduardo Bezerra, alerta que a raiva é uma doença extremamente perigosa, com quase 100% de letalidade. “É fundamental preveni-la por meio da eliminação do vírus entre os animais. A campanha contará com 5.120 postos fixos distribuídos por todo o estado, além de aproximadamente 15.360 vacinadores, 171 supervisores e 184 coordenadores. Esperamos que a população leve seus animais para vacinação e receba os vacinadores em suas casas e comunidades”, disse.
Ao longo de 2024, Pernambuco registrou 19 casos de raiva animal, sendo 11 morcegos, quatro raposas, três saguis e um canino. Esses números reforçam a importância de uma campanha abrangente, protegendo os animais e os humanos, que também podem ser infectados pelo vírus. As vacinas serão disponibilizadas em pontos estratégicos do Estado, facilitando o acesso à população. Mobilizações em cada cidade são fundamentais para o sucesso da campanha.