A inelegibilidade de oito anos, atribuída pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023, não foi empecilho para o ex-presidente Jair Bolsonaro declarar em entrevista à revista Veja publicada nesta sexta-feira (1), que é o único nome da direita com chances de vitória nas eleições presidenciais em 2026.
Bolsonaro citou alguns políticos da direita, entretanto afirmou que é o único nome viável no próximo pleito para presidente.“Falam em vários nomes. Tarcísio, Caiado, Zema…O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”, salientou Bolsonaro.
Com a decisão do TSE, o ex-mandatário ficou impedido até pelo menos as eleições de 2030 de participar das disputas eleitorais. Ele incidiu nos crimes de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, e atacar sem provas o sistema eleitoral.
“Eu pretendo disputar 2026. Não tem cabimento a minha inelegibilidade. O processo de abuso de poder político foi por ter me reunido com embaixadores antes do período eleitoral. Não ganhei um voto com isso. São injustiças, uma perseguição”, protestou Bolsonaro.