As inscrições são realizadas pelo site do Prêmio. Pode participar quem cumprir os seguintes requisitos: ter realizado o Enem em 2023; ser estudante brasileiro ingressante no ensino superior com matrícula efetivada no ano letivo de 2024; estar regularmente matriculado em curso de graduação, vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar; e não estar em débito, de qualquer natureza, com a CAPES, o CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.
A prova consistirá em 80 questões de conhecimentos gerais, de múltipla escolha, e será realizada em computadores localizados em locais a serem determinados pela CAPES. Com duração de quatro horas, o exame começará às 14h30, no horário de Brasília. Dos mil prêmios oferecidos aos candidatos em reconhecimento ao seu desempenho acadêmico, 50 serão destinados a pessoas com deficiência. A lista dos vencedores será divulgada em 31 de janeiro de 2025. Todas as informações sobre inscrições, critérios de avaliação, premiação e o cronograma do prêmio estão disponíveis no edital.
O objetivo do Prêmio Talento Universitário é valorizar o desempenho de estudantes que apresentarem um elevado grau de competências cognitivas. Além disso, busca apoiar estudos e pesquisas, tanto quantitativas quanto qualitativas, e incentivar a formação de alunos que ingressaram no ensino superior em 2024. Dúvidas sobre o Prêmio podem ser enviadas através do e-mail: talentouniversitario@capes.gov.br.