Espaço de acolhimento gratuito tem o objetivo de promover saúde mental aos profissionais
A UNINASSAU Petrolina, por meio do curso de Psicologia, promove uma atividade de escuta psicológica voltada aos funcionários do Hospital Maternidade de Juazeiro. A iniciativa visa promover a valorização e o fortalecimento da equipe de saúde, proporcionando um espaço de acolhimento. A ação teve início no dia 28 de outubro e acontece até 1º de novembro, das 09h às 12h e 19h às 22h.
O objetivo é oferecer acolhimento e suporte emocional para as pessoas que enfrentam os desafios diários do cuidado à saúde materna e infantil. Os profissionais atendidos têm a oportunidade de refletir sobre e compartilhar as próprias experiências do trabalho hospitalar, além de identificar mecanismos pessoais e coletivos e desenvolverem estratégias capazes de favorecer o cuidado com a própria saúde mental. A atividade é realizada pelos estudantes do último período do curso de Psicologia, orientados pela docente Layane Souza.
“Os colaboradores da área da saúde precisam de espaços de apoio que promovam a saúde mental no trabalho. A escuta psicológica pode ser uma importante ferramenta para isso. Ela vai dar voz a essas pessoas, valorizando as histórias, percalços e resiliência presentes no ambiente da maternidade, além de reconhecer as condições sociais e culturais responsáveis por impactar diretamente o bem-estar psicológico desses profissionais”, explica Layane Souza, docente do curso de Psicologia da UNINASSAU Petrolina e organizadora da ação.