A repercussão da paralisação foi amplamente coberta por diversos veículos de comunicação, incluindo TVs, jornais e blogs em todo o Brasil, destacando a força da mobilização. Essa visibilidade na mídia reforça a importância da luta coletiva e a busca por direitos trabalhistas. Leia mais no final da notícia.
Saiba mais sobre a paralisação:
Trabalhadores da Codevasf Rejeitam Proposta e Anunciam Paralisação Nacional
Programação das Manifestações dos Trabalhadores da Codevasf Nesta Terça (24/9)
A seguir, confira os principais acontecimentos em cada localidade:
3ª Superintendência Regional – Petrolina (PE)
A Seção Sindical Petrolina organizou uma grande estrutura com toldos e cadeiras na portaria da Codevasf. Também realizaram panfletagem, fixaram faixas e distribuíram almoço com refrigerante para todos os manifestantes.
6ª Superintendência Regional – Juazeiro (BA)
A Seção Sindical Juazeiro também serviu lanche, tanto de manhã quanto a tarde, para os manifestantes que passaram o dia em paralisação. As trabalhadoras e trabalhadores da cidade de Paulo Afonso também paralisaram.
1ª Superintendência Regional – Montes Claros (MG)
A Seção Sindical Montes Claros aproveitou a paralisação para exibir o documentário “SINPAF 35 anos: A Luta Continua” em um telão, com distribuição de pipoca e refrigerante. Também realizou um coffee break especial para os manifestantes.
2ª Superintendência Regional – Bom Jesus da Lapa (BA)
Em Bom Jesus da Lapa, os trabalhadores e trabalhadoras paralisaram e iniciaram cedo a manifestação na frente da empresa.
4ª Superintendência Regional – Aracaju (SE)
Em Aracaju foi servido um café da manhã no saguão de entrada da Codevasf. O presidente da Seção Sindical Codevasf Aracaju, Jorge Vidal, deu entrevista ao vivo para o programa Balanço Geral Sergipe da TV Atalaia, afiliada da Rede Record. Assista abaixo:
5ª Superintendência Regional – Penedo e Maceió (AL)
A Seção Sindical Penedo realizou uma grande mobilização no centro da cidade, com fixação de toldos e faixas de reivindicações e apresentação de um artista que abordava as pessoas que passavam com bom humor e distribuía os panfletos sobre a campanha salarial. A Seção Sindical também distribuiu meia tonelada de sacos de arroz, produzidos pela agricultura
Mas a manifestação também foi realizada nas demais áreas que abrangem a Codevasf em Alagoas. Nas Estação de Piscicultura, em Porto Real do Colégio, os trabalhadores concentraram-se no refeitório, onde puderam participar de um lanche coletivo e de um torneio de jogos de salão (dama, baralho etc). Já na Sede em Maceió, os trabalhadores também receberam lanche e ficaram manifestados na porta da empresa.
7ª Superintendência Regional – Teresina (PI)
Em Teresina, a Seção Sindical realizou a manifestação com café da amnhã, na porta da empresa. A presidenta da Seção Sindical, Jasna Marques, também deu entrevista para o programa Revista Popular Sindical, da Rádio Pioneira, nesta quarta-feira (25/9), para contar como foi a repercussão das atividades e quais as reivindicações da categoria. Ouça a entrevista através do aplicativo da rádio: https://radiopioneirathe.com.
8ª Superintendência Regional – São Luis (MA)
Em São Luiz da Maranhão, que ainda não possui seção sindical local, os trabalhadores também aderiram à paralisação e manifestaram com cartazes produzidos por eles mesmos com as reivindicações da categoria. Uma grande ação de coragem e determinação!
12ª Superintendência Regional – Natal (RN)
Em Natal (RN) também não possui ainda uma seção sindical local, os trabalhadores. Mesmo assim, as trabalhadoras e os trabalhadores paralisaram e demonstraram também, que sabem o que querem e para que estão protestando. Lá também organizam um café da manhã com gostinho de sucesso!
Sede da Codevasf – Brasília-DF
A Diretoria Nacional do SINPAF participou da manifestação na entrada da sede da empresa, em Brasília-DF, junto com a Seção Sindical. No momento foram fixadas faixas com as reivindicações e distribuídos panfletos da campanha salarial. Houve adesão expressiva das trabalhadoras e trabalhadores locais, que gritavam palavras de ordem enquanto mantinham bandeiras e punhos em riste.
O presidente do SINPAF Nacional, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, deu entrevista ao vivo ao apresentador Paulo Miranda, do Programa Brasília Notícias, da TV Comunitária de Brasília. Assista a entrevista