REUNIÃO DISCUTE A IMPLANTAÇÃO DE AEROPORTO-INDÚSTRIA EM PETROLINA

blogqspaerop1Foto Farnésio Silva (1)A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Eventos, estuda a viabilidade de um projeto grandioso para o Vale do São Francisco: A transformação do Aeroporto Internacional Nilo Coelho em um Aeroporto-Indústria.

Na última semana, o vice-prefeito da cidade, Guilherme Coelho, junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Assunção, se reuniram com o superintendente da Infraero na região Nordeste, Fernando Nicácio, e o superintendente local da Infraero, Rodrigo Siebra. Especialistas em logística de carga aérea e outros representantes do aeroporto de Petrolina também participaram da discussão.

Foram abordados, na ocasião, o interesse da gestão municipal de implantar o aeroporto indústria e as ações necessárias para a concretização do projeto. “O prefeito Julio Lossio está muito entusiasmado com esta proposta e acredita na potencialidade que a nossa região possui para comportar um projeto transformador como esse”, reforçou o vice Guilherme Coelho.

O Conceito

O conceito de um aeroporto industrial considera que as empresas lá instaladas trabalhem em uma zona de neutralidade fiscal, sem ter que pagar impostos na importação de componentes.

As matérias-primas importadas, após passar pela fiscalização alfândega, são diretamente transferidas às empresas, para a linha de montagem. Os produtos finais são, da mesma forma, exportados sem pagamento de impostos. Somente no caso de produtos acabados serem vendidos no mercado interno, as tarifas de importação e impostos locais serão aplicados.

Benefícios e viabilidade do projeto

Para o secretário Jorge Assunção, a capacidade de atrair indústrias, gerando mais emprego e renda, é o principal ganho com a implantação do aeroporto indústria. “A movimentação econômica que um empreendimento deste porte trará vai beneficiar não só as entidades envolvidas, mas toda a comunidade petrolinense”.

O vice-prefeito ressalta que Petrolina deverá ganhar mais destaque no mercado externo. “Teremos um sistema de distribuição mais barato e potencialmente mais estável. Com desburocratização, simplificação de procedimentos e redução de custos tarifários, vamos atrair indústrias e aumentaremos a competitividade destas no mercado internacional”.

A alguns dos passos preliminares que devem ser tomados para viabilizar a proposta foram destacados pelo assessor para projetos especiais da Prefeitura de Petrolina, Emiliano Junior. Entre as medidas, o professor afirma que é necessário traçar um perfil dos segmentos industriais que podem ser instalados na região, fazer uma pesquisa sobre os interesses comerciais na localidade, e estabelecer diálogo e apoio com os governos Estadual e Federal.

O superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, ressaltou que está bastante otimista quanto ao andamento dos diálogos e acredita que o governo federal, através da Infraero, pode ter participação efetiva no financiamento do projeto. “Esta proposta já foi idealizada há alguns anos. Agora, com um nível de esclarecimento maior, e com os interesses em comuns, reacende a nossa expectativa de finalmente consolidar a implantação do Aeroporto-Indústria na região”, abordou o superintendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *