Redação Alô Alô Bahia
A Junior/Flickr. –
Ela foi inaugurada no dia 16 de junho de 1954, e cerca de 40 mil veículos cruzam os 801 metros da ponte. O equipamento fica sobre o Rio São Francisco e serve como trecho da BR-407.
Logo após a inauguração, o fluxo de veículos era menor e até um trem que vinha de Salvador passava por ali. “Carro era muito pouco. Passava o trem, que vinha de Salvador transportando passageiros e combustível, o ônibus e pouquíssimos carros. O movimento era pouco”, recorda o jornalista Luiz Manoel Guimarães, 76 anos, que acompanhou o movimento da ponte desde a infância.
A ponte começou a ser planejada e construída na década 1940 e carrega o nome do presidente que autorizou o início das obras, general Eurico Gaspar Dutra. Antes dela, os produtos eram transportados apenas por navegação. “A navegação era bonita e tudo, mas gastava muito dinheiro e era mais lento, o trem também. Então, a rodovia era mais rápida e favorecia os interesses do governo”, explica a historiadora e diretora do Museu Regional do São Francisco, Rosy Costa.
O equipamento foi o segundo no país a utilizar concreto protendido, tecnologia que utiliza volume menor de concreto, reduzindo o peso da estrutura e consegue ser implementada em terrenos mais difíceis, como um rio. A obra foi executada por um consórcio entre duas empresas, a Estacas Franki Ltda, brasileira de origem belga, e a francesa Entreprises Campenon Bernard. O engenheiro francês Eugène Freyssinet foi o responsável pelo projeto.
*com informações do g1
Farnesio parabéns pela matéria não * dissertação sobre o nosso grandioso símbolo, mas, pela foto da ponte levantada. Para quem foi criança morador do bairro Atrás da Banca que de lá víamos claramente a ponte levantar, é para mim surreal, nostálgico, saudade que dói e que deixa os olhos marejados. Sargento Quirino