Desenvolvimento do turismo no Vale do São Francisco foi debatido durante Workshop realizado pela Prefeitura de Sento-Sé

A participação de representantes de municípios da região norte da Bahia foi realizada nesta quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Sento-Sé o I Workshop de Turismo Regional da Zona Turística do Vale do São Francisco da Bahia.

O evento Realizado pela Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), em parceria com a Câmara Técnica de Turismo do Vale do São Francisco, teve como tema “Turismo Movimentando a Economia da Zona Turística do Vale do São Francisco-Bahia”.

Na oportunidade foi debatida a potencialidade turística de Sento-Sé e da região, os passos próximos a serem conquistados para que o segmento ganhe maior suporte operacional e qualidade, com vistas à promoção do desenvolvimento do setor, levando em consideração a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e principalmente a cultura e história.

“Os destinos indutores do turismo em nossa cidade e região passam agora a ser monitorados para que se promovam as melhorias apontadas nos constantes debates estaduais e nacionais ao setor. Para nós, significa que precisamos elaborar um planejamento estratégico do turismo local e regional. Iniciativa que se refletirá no desenvolvimento turístico de Sento-Sé e toda a região na garantia da oferta de serviços de qualidade”, explicou a resposta municipal de Turismo e Meio Ambiente, Tereza Rodrigues.

Painéis temáticos – vários especialistas debateram durante o evento, durante os painéis temáticos temas como: a zona turística do Vale do São Francisco Bahia, identidade cultural e a cadeia econômica do turismo, potencialidades e fragilidades dos guardiões da natureza e território, impulso estratégico para o turismo em Sento-Sé, o programa regional de turismo, as principais estratégias e demandas do turismo na nossa região, entre outros.

A diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH III) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Andréa Cristiana Santos, contribuiu um dos painéis temáticos sobre identidade cultural e à cadeia econômica do turismo. “Nosso foco hoje foi promover a integração entre a universidade e os municípios, abordando uma pauta onde a história e a memória dessas comunidades são consideradas quando o assunto para turismo. Quero parabenizar a gestão municipal de Sento-Sé pela realização do primeiro workshop de turismo regional da Zona Turística do Vale São Francisco da Bahia, um evento importante para integrar os municípios desse território que tem uma diversidade riquíssima do ponto de vista da cultura, da história e da memória e também dos recursos naturais”, pontuável.

Um dos pontos altos do evento foi a entrega da urna funerária de um antigo morador encontrado no interior de Sento Sé, para Alvandyr Bezerra, Arqueólogo da Universidade Federal do Recôncavo e membro do Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica – CNPq/UFBA, para realização de estudos que se identifica com a idade e se este pode ser o habitante mais velho da região norte da Bahia ou do nordeste.

“O Potencial Arqueológico da região de Sento Sé e a importância da criação de Circuitos Arqueológicos de Visitação tendo os sítios devastados como referência é de suma importância para garantir a existência dos sítios devastados e permitir que as gerações do presente e do futuro possam conhecer a história dos diferentes grupos humanos que ocuparam espaços territoriais onde hoje é o município de Sento Sé. Um evento desse nível, com a participação de diferentes instituições, permite a discussão e o fomento de ações externas a um turismo rentável para o município e beneficiar os moradores locais”, avaliou o arqueólogo que também converteu um dos painéis do evento.

Resultado positivo – A realização do I Workshop de Turismo Regional da Zona Turística do Vale do São Francisco da Bahia foi aprovada pelos participantes e gerou avaliações positivas.

“O município de Sento Sé dá mais um passo para a estruturação do Turismo, com tecnologia e inovação, respeitando a identidade, o patrimônio natural, material e imaterial promovendo a organização das cadeias produtivas do turismo, de acordo com conceitos científicos para a transformação ecológica , governança das águas e turismo regenerativo.

Neste evento ficou evidente a riqueza de diversos patrimônios incluindo o destruição com o encaminhamento de uma urna funerária para estudo científico do seu DNA”, finalizou a gerente de Turismo do município, Mariluze Amaral.

– Além de representantes dos municípios da região do Vale do São Francisco da Bahia, secretários municipais, servidores municipais, o evento conta com a participação de jovens que integram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), entre outros e diversas apresentações culturais com artistas locais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *