SEMINÁRIO SOBRE DISCIPLINA ESCOLAR É REALIZADO EM JUAZEIRO

blogqsp.seninhaEm sua quarta edição, o Seminário sobre Disciplina Escolar realizado nesta sexta-feira (19), no auditório da Secretaria de Educação e Esportes, apresentou uma abordagem diferenciada com foco no educador, que agradou a todos os profissionais dos Programas de Correção de Fluxo “Se Liga” e “Acelera Brasil” presentes.

Em um novo formato, o evento promoveu uma mesa redonda que favoreceu os diálogos e promoveu a troca de experiências de uma maneira mais eficaz.

“Esse ano decidimos inovar. Trazer profissionais de outras áreas para abordar o tema, de forma que todas as dúvidas pudessem ser esclarecidas. Também optamos para realizar um debate só, sem as palestras individuais, pois acreditamos que dessa maneira os resultados são melhores”, justificou a coordenadora municipal Denise Farias.

Dentre os assuntos: o papel da afetividade; conceitos de disciplina; perfil dos filhos e pais; técnicas para uma aula envolvente e motivação dos alunos.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Eliane Pereira, o momento foi esclarecedor. “As informações repassadas tiraram todas as minhas angústias e me fizeram realizar uma autorreflexão. Pois, muitas vezes a falta de disciplina na sala de aula é provocada pelo próprio professor, que não se prepara, que não promove uma aula aprazível e que não desenvolve uma nova metodologia. O educador precisa trabalhar essas questões pessoais e promover a inclusão, pois o menino considerado ‘danado’ pode ter problemas sérios ou até mesmo dificuldades de aprendizado”, considerou.

Segundo a professora Elisângela Nascimento, que começou a trabalhar com o “Se Liga” e “Acelera Brasil” este ano, o seminário a fez enxergar a fundo o problema. “É muito fácil deixar de lado o ‘aluno problema’ e o estudante que é distorcido na idade/série. Difícil é trabalhar a afetividade, preparar atividades diferenciadas e tornar a aula um momento lúdico e prazeroso. E é justamente essa reflexão que o seminário promove, trabalhando o despertar da consciência de que a disciplina tem que ser um valor e não uma imposição, e de que a mudança de comportamento tem que vir da afetividade e não da punição”.

Para o titular da secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, Clériston Andrade, esses encontros são sempre válidos e contam com total apoio da pasta. “Atualmente o professor tem uma tarefa muito maior do que em outros tempos. Pois se a aluna engravida na adolescência, a escola tem o papel de promover educação sexual, por exemplo, e isso se segue com a educação ambiental, educação para o trânsito e outros. Então, as famílias acabam repassando as responsabilidades para a escola e o professor precisa estar preparado para lidar com essa nova realidade, que não é a ideal, mas é a que a gente encontra cada vez mais”, ressaltou ao mencionar a importância do debate.

Correção de Fluxo no município

O IV Seminário sobre Disciplina Escolar, com o tema “Aula envolvente garante: Aprendizado, Disciplina e Frequência”, é uma promoção do Núcleo de Correção de Fluxo da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, que hoje conta com mais de 50 profissionais, entre professores e coordenadores, atuando em 32 escolas municipais. Além de todo o trabalho desenvolvido na escola, das formações e seminários, os profissionais do programa fazem visitas domiciliares e formam um elo entre pais, escola e secretaria.

A parceria com o Instituto Ayrton Senna e MEC para adesão aos programas foi realizada em 2010 com o objetivo de corrigir as distorções idade/série no ensino básico. A iniciativa também cumpre uma das metas do Plano de Ações Articuladas (PAR) e do compromisso Todos pela Educação, que atuam em regime de colaboração em prol da melhoria da qualidade do ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *