Curso qualifica detentos em regime semiaberto

 

Promover a qualificação e possibilitar novas oportunidades, com esse objetivo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o Ministério Público, a Associação Asa Branca (N2 – PSNC), a Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES) e Tribunal de Justiça de Pernambuco, realiza o Curso de Formação em Pedreiros. As aulas são voltadas, principalmente, para detentos em regime semiaberto que buscam a inserção no mercado de trabalho.  O curso tem duração média de três meses, dividido em dois módulos, com aulas teóricas e práticas e qualifica os profissionais para a construção civil, um dos setores que possui maior demanda em todo país. De acordo com o diretor do SENAI, Flávio Guimarães, a equipe técnica e os parceiros envolvidos perceberam que essa é a melhor área para direcionar os detentos que estão finalizando suas penas. “É um mercado aquecido e eles, depois de formados, terão muitas chances”, reconheceu.

 

Na tarde desta sexta-feira, a turma composta por 22 alunos concluiu o módulo teórico e na próxima segunda, já começam as aulas práticas. As atividades são, totalmente, gratuitas e no final, todos receberão kits com material para iniciar trabalho.

 

 

 

Equipamentos de segurança, como protetor auricular, e instrumentos do dia da profissão compõem o material. Segundo o presidente da Associação Asa Branca, Álvaro Rodrigues, quatro pessoas da comunidade estão participando junto com os detentos das aulas e isso é um fator importante para a diminuição do preconceito. Ele também destacou que essa formação é de grande importância. “Pedreiro hoje não fica parado”, disse.

OPORTUNIDADE – A direção do presídio de Petrolina selecionou os detentos a partir de alguns critérios, como bom comportamento e apresentou para a equipe técnica o grupo. Para Flávio, esse trabalho de ressocialização é de fundamental importância.

 

Portal Gazzeta

Texto: Lidmillie de Castro

Foto: Williano da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *