Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho apresenta programas e projetos sociais

Debater a prática profissional da Assistência Social foi o objetivo do II Encontro de Assistentes Sociais do Vale do São Francisco, promovido nesta sexta-feira (20), no auditório da Unimed Vale do São Francisco. A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, esteve presente no encontro e apresentou os programas e projetos sociais da Prefeitura Municipal de Petrolina, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).

O evento, que comemorou o Dia do Assistente Social (15 de maio), também contou com a presença dos representantes da Diretoria Regional da Unimed Vale do São Francisco, Edinaldo Torres, do Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS) – 4ª Região, Jônatas Soares, da Assistente Social da Unimed Vale do São Francisco, Nayanna Leal, da Assistente Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Percilene Gonçalves, da Assistente Social do Hospital Regional de Juazeiro-BA, Jeane Alves e a Assistente Social do Hospital Dom Malan/IMIP, Carla Theóphilo, além de outros profissionais da área e estudantes de Serviço Social.

Durante a manhã, várias palestras trataram sobre a prática profissional. Em seguida, o debate sistematizou o tema. Na palestra da Secretária Tereza Virgínia, vários programas e projetos sociais da Prefeitura Municipal de Petrolina foram enfatizados, entre eles o Nova Semente, Petrolina Qualifica, Juventude e Cidadania, Restaurante Popular, Justiça e Cidadania nos Bairros, Banco Municipal de Empregos para Pessoas com Necessidades Especiais (BAMEM), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Municipal, Projeto “De Oito a Oitenta”, Programa Novo Caminho, entre outros.

A Secretária Tereza Virgínia enfatizou que o encontro de profissionais e estudantes de Serviço Social possibilita integração, interação e busca de novos conhecimentos, além do debate da política da assistência social nos âmbitos público e privado. Ela ainda destacou a importância do Programa Nova Semente para as famílias em situação de vulnerabilidade social. “O Nova Semente, criado na gestão do Prefeito Julio Lossio, efetiva a cidadania pela sua abrangência, pois assiste a família e a comunidade, oferecendo oportunidade para as mães trabalharem, gerando renda e as crianças têm a oportunidade de serem alfabetizadas, oferecendo segurança alimentar com cinco refeições diárias”, destacou.

A estudante de Serviço Social, Adilma da Conceição Ramos, durante o debate, elogiou o Programa Nova Semente, que está sendo objeto de estudo por meio do artigo de conclusão de curso sobre violência doméstica contra as mulheres. “O Nova Semente é um modelo para o Brasil, implantado pelo Prefeito Julio Lossio, tem possibilitado às mulheres vítimas de violência doméstica deixar seus filhos com segurança em uma creche e poder trabalhar, tonando-as independentes financeiramente do agressor”, afirmou.

No período da tarde, foi promovida uma mesa redonda com o tema Os desafios profissionais contemporâneos: 18 anos do Código de Ética e da Lei de Regulamentação da profissão, dirigida pela Doutoranda em Serviço Social, Assistente Social do Hospital Oswaldo Cruz e da Prefeitura do Recife, Conselheira do CRESS – 4ª região, Soraia Uchôa Cavalcante.

 

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *