Escola Municipal de Petrolina realiza ação de culminância no combate à dengue

 

Músicas, poemas, dramatização entre outras atividades culturais com temas educativos e preventivos sobre a dengue animaram a Escola Municipal Laura Vicuña, localizada no bairro Gercino Coelho, na manhã de ontem  (20). O evento faz parte das propostas sugeridas pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde em reunião com os gestores das Escolas Municipais da Sede (área urbana). Na ocasião, estiveram presentes a Assessora de Assuntos Especiais da Secretaria de Educação, Emília Ribeiro, a gestora da escola, Selma Santana, a coordenação pedagógica, professores, pais e alunos.

 

 

As Secretarias Municipais de Educação e Saúde reuniram-se há cerca de um mês e distribuíram um kit sugestivo com CDs, panfletos e uma proposta pedagógica para cada gestor, cabendo a cada Unidade Escolar adequá-la, redimensioná-la e enriquecê-la, conforme a realidade de cada instituição. Na Escola Municipal Laura Vicuña, houve palestra durante a semana com profissionais da saúde da família e membros da Secretaria de Saúde de Petrolina que, inclusive, exibiram vídeos informativos sobre a dengue.

 

Na manhã de hoje (20), a escola realizou a ação de culminância sobre a dengue com a participação de mais de 80 alunos. Durante o evento, os alunos cantaram músicas e paródias, leram poemas e dramatizaram uma peça com o tema relacionado à dengue. Entre os assuntos apresentados pelos alunos estavam dicas de prevenção, explicações de como o vírus se manifesta no ser humano, sintomas, tipos de dengue, entre outros.

 

A aluna Luana Oliveira, que iniciou o evento com informações sobre o vírus causador da doença, relatou que a partir de agora terá um novo olhar sobre o assunto. “Aprendemos muitas coisas durante esta semana, inclusive, a não deixar água parada. O evento nos fez assimilar informações sobre como se prevenir e, dessa forma, cuidarmos das pessoas e de nós mesmos, evitando a proliferação do mosquito”, afirmou. A mãe de Luana, Juciara Oliveira, que acompanhou as atividades, demonstrou satisfação pelo trabalho realizado na escola através das sugestões da Secretaria de Educação e Saúde do município. “Foram muito positivas as apresentações de hoje, porque deixaram as pessoas mais conscientes no combate à dengue, com informações repassadas de maneira bem criativa”, comentou.

 

Na ocasião, a Assessora de Assuntos Especiais da Secretaria de Educação, Emília Ribeiro, parabenizou a ação realizada na escola e reforçou o compromisso que todos possuem no combate à dengue. “O combate ao mosquito da dengue é uma responsabilidade que compete a todos nós quanto sociedade. Por isso, devemos disseminar os conhecimentos e trabalharmos numa perspectiva de divulgação das informações e de vigilância constante ao nosso entorno”, destacou. A gestora da Escola Municipal Laura Vicuna, Selma Santana, também comentou a importância da disseminação do assunto, afirmando que a escola é dos canais multiplicadores da informação. “É através da escola que conseguimos mobilizar a sociedade, então, esperamos que os assuntos trabalhados durante toda essa semana, possam se expandiram no combate à dengue”, ressaltou.

 

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *