UNEB: CAMPUS DE JUAZEIRO PROMOVE EVENTO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE ESTA NOITE (18)

blogqsp.unebO Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (Nupe) do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, promove nesta quinta-feira (18), às 19h, a 8ª edição do seminário Pesquisa em Debate.

A iniciativa, que abordará como tema Desafios à Formação Docente Contextualizada, acontece no Anfiteatro Canto de Tudo, localizado na unidade. Para participar da atividade não há necessidade de inscrição prévia.

Nesta edição, o Pesquisa em Debate receberá como expositores os pesquisadores Edmerson dos Santos Reis e Edilane Teles, supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido pela UNEB no Departamento de Ciências Humanas.

Em Juazeiro, os pesquisadores desenvolvem o subprojeto Práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola e fundamentadas na perspectiva da contextualização e da convivência com o campo e o semiárido brasileiro.

“O projeto possibilita a busca de novas maneiras de pensar o currículo e a função da escola de modo que prezem pelo respeito à diversidade e às singularidades dos saberes locais e culturais das regiões semiáridas e das comunidades tradicionais do campo”, afirma Edmerson.

Segundo o professor Edmerson, o PIBID/UNEB beneficia 10 bolsistas de iniciação à docência e envolve duas escolas da rede municipal de ensino, localizadas no campo: Escola Rural de Massaroca e a Escola Antonila da França Cardoso, na comunidade de Angico.

Sobre o PIBID

O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tem por objetivo fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério básico, numa ação que articula a participação de estudantes dos Cursos de Licenciatura das Universidades Públicas nas escolas da Educação Básica sob a supervisão de professores da Universidade.

Edições anteriores

O Pesquisa em Debate é realizado desde 2003 com a finalidade de potencializar análises e discussões sobre temas relevantes de pesquisa em ciências humanas, educação e comunicação e tem como público-alvo pesquisadores em formação na graduação.

Em suas sete edições, o Pesquisa em Debate já contou com a participação de renomados pesquisadores do campo das ciências humanas como Felippe Serpa, Roberto Sidnei, Virgínia Kastrup, Paulo Henrique Martins, Claudia Baêta Neves, Marcos Bagno e Nilo Rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *