Por: Bruno Silva

É bem provável que parte dos idosos brasileiros estão deixando de aproveitar uma série de recursos que eles possuem, pelo simples fato de não conhecê-los. Não é nenhuma novidade que a população pode contar com vários benefícios sociais e, é claro, os idosos estão incluídos no grupo dos contemplados.

Assim sendo, para as pessoas que tem 60 anos de idade, é possível solicitar a Carteira da Pessoa Idosa, que é voltada para os que especificamente possuem uma renda de até dois salários mínimo. Com essa carteira, o beneficiário garante direito de acesso ao transporte interestadual, que inclui duas vagas gratuitas por veículos ou então um desconto de 50% no preço das passagens.

Para obter a carteira, é necessário acessar os benefícios. Para isso, basta comprovar a renda apresentando um comprovante e um documento de identificação. Vale mencionar que, embora o item não seja obrigatório, aproveitar os benefícios com certeza fica mais fácil ao ter o documento em mãos.

E o primeiro passo para solicitar é fazer parte do Cadastro Único do Governo Federal, pois, ele funciona como um banco de dados que permite que o governo tenha mais informações em relação as famílias em situação de pobreza.

Dessa forma, são implementadas mais políticas públicas visando ajudar esse grupo.

Para os que tem o cadastro ativo pode ter acesso a diversos benefícios, desde que atenda os requisitos solicitados. Quem não está no Cadastro Único também pode obter a carteira diretamente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), apenas indo à unidade mais próxima.

Tanto no processo de pedido online como presencial, o interessado poderá apresentar o Número de Inscrição Social (NIS). Quem realizar o procedimento no CRAS receberá esse número em até 45 dias.

Vale dizer que o serviço é oferecido sem custos. Para esclarecimentos de dúvidas ou obtenção de informações adicionais, o Ministério da Cidadania disponibiliza os seguintes meios de contato: o número 121, que funciona das 7h às 19h (horário de Brasília), ou enviar uma solicitação por meio do endereço: https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f.