Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros vinculados à Secretaria de Saúde de Pernambuco aprovaram durante ato-assembleia, realizado na última sexta-feira, 22 de setembro, uma nova paralisação para esta segunda-feira (25) com a proposta de chamar a atenção da governadora Raquel Lyra para que repasse o pagamento dos retroativos do piso, garantido pelo governo federal.

A concentração começou às 8h na Praça do Derby, no Recife. Em seguida, os trabalhadores seguiram para a Secretaria Estadual de Administração, no Pina.

O repasse do retroativo, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto, se encontra na conta dos Estados e municípios cujo prazo encerrou na sexta (22).

Após pressão das entidades sindicais, a governadora Raquel Lyra se pronunciou sobre o pagamento do retroativo do piso para o dia 29 deste mês.

No entanto, a gestora não explicou se todos os trabalhadores serão beneficiados, a exemplo dos que atuam nos serviços públicos (contratados e concursados), Organizações Sociais de Saúde (OSs), entidades filantrópicas e instituições que atendem até 60% do SUS.

Apesar da declaração da governadora, o movimento está mantido, destacou o presidente do Satenpe, Francis Herbert.

“A categoria continuará mobilizada para que o governo estadual informe mais detalhes sobre o repasse dos pagamentos”, afirmou