No último dia 25 de abril, o Ministério da Saúde (MS), através das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, deram início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Com a previsão de terminar nesta sexta-feira (13), gestantes, profissionais de saúde, idosos, indígenas e crianças de seis meses a menores de dois anos, devem ir até a Unidade Primária de Saúde (UPS) mais próxima da sua residência para receber a dose. Lembrando que é importante levar o cartão de vacinação tanto da criança, como dos idosos e das gestantes. As UPS ficam abertas das 8h às 17h.
Até o momento, durante os treze dias de vacinação, o município de Petrolina conseguiu imunizar mais de 17.600 pessoas contra a influenza. Estes dados equivalem a 50% da meta preconizada pelo MS. Em relação às crianças, atingimos o número de 5.182, trabalhadores de saúde 1.020, gestantes 1.826 e idosos 9.575. Não foi notificado nenhum caso de vacinação em povos indígenas.
A Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho, explicou que os números estão um pouco abaixo do que era esperado. “Estamos com poucos registros de gestantes e idosos. Aproveitamos mais uma vez para esclarecer que a vacina é segura conforma esclarecido pelo Ministério da Saúde e que as mulheres grávidas podem tomar a dose em qualquer período gestacional. É importante comparecer as unidades, pois estamos trabalhando com a prevenção”, afirmou.
Público alvo – Toda a população que está incluída no grupo do público alvo deve ser vacinada, pois são as pessoas que estão mais vulneráveis às complicações que podem ocorrer durante uma gripe. Assim, a única forma de prevenir é ficando imune à doença. É bom lembrar que nas crianças, as doses devem ser administradas em duas etapas, onde a segunda deve ser administrada com o prazo mínimo de 21 dias.
Em Petrolina estão envolvidos mais de 400 profissionais, já em todo o Brasil o Ministério mobilizou 240 mil, envolvendo MS e Secretarias Estaduais e Municipais. Foram distribuídas 32,7 milhões de doses para todo o país. Diferentemente dos anos anteriores, a vacina contra a gripe de 2011 protege contra três tipos de vírus que circularam no hemisfério Sul no ano passado, as influenzas H1N1, H3N2 e a influenza B.
Balanço Parcial – De acordo com o Ministério da Saúde, até esta quarta-feira (11) foram imunizadas 14.108.441 pessoas em todo o país, o que representa 47,1% do público alvo. As informações foram encaminhadas pelas secretarias de saúde de cada município. A meta da ação é vacinar 80% deste grupo, cerca de 24 milhões de pessoas.
Ascom/PMP