MANDACARU SEM ESPINHOS, OPÇÃO PARA ALIMENTAR ANIMAIS DO SEMIÁRIDO NA SECA.

Nestas fotografias podemos observar um agricultor que cultiva o mandacaru sem espinhos e suas áreas de plantio. As fotografias foram obtidas no dia 04 de setembro de 2012 na Comunidade de Sítio Tomás no município de Canudos, Bahia.
Os fatos
Com a seca que assola o Sertão do Nordeste, muitos agricultores buscam no mandacaru a sobrevivência dos animais. Embora o mandacaru seja uma das cactáceas mais resistente a seca, sua utilizadas em grandes quantidades pelos agricultores pode levar esta espécie a extinção.
Tradicionalmente os agricultores cortam o mandacaru e queimam seus espinhos antes de oferta-lo para os animais. Contudo, muitos agricultores estão realizando o corte em grande escala e utilizando máquinas forrageiras para trituração.
Essa alternativa favorece o consumo pelos animais. Em algumas comunidades até já foi desenvolvido máquinas para retirada dos espinhos.
Todavia, pouco ou quase nada de plantio do mandacaru é observado na região.
Em algumas comunidades do Sertão da Bahia está sendo cultivada uma nova variedade de mandacaru cuja característica é a ausência de espinhos. Essa variedade possibilita uma melhor utilização desta espécie pelos agricultores.
Na comunidade de Sítio Tomás no município de Canudos, Bahia, o agricultor senhor Afonso está produzindo o mandacaru sem espinhos. Essa atividade tem sido uma alternativa para obtenção de renda com a venda de mudas e para alimentação dos animais da família.

Aos interessados em mudas do mandacaru sem espinho na região de Poço Verde em Sergipe e regiões vizinhas, informo que terei algumas mudas para comercialização a partir de agosto de 2015. Mudas com cerca de 20 cm a R$ 2,50 a retirar. Contato via facebook no perfil de Edson Almeida Silva.
As matrizes fora adquiridas do Sr. Afonso na comunidade Sítio Tomaz em Canudos.

Edson Almeida Silva
[email protected]

Fonte: blog fatos e fotos da caatinga/Nilton de Brito/CHORROCHOEMFOCO
Primeira publicação em 04.04.2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *