Cidade realizou a 1ª Oficina Socioambiental de Gestão Integrada de Resíduos
A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos realizou ontem (10), a 1ª Oficina Socioambiental de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco. O evento aconteceu no Auditório do Colégio Estadual Jorge Khoury e contou com a participação dos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Sobradinho (SEMAT), Secretaria de Agricultura (SEAGRI), Secretaria de Infra-Estrutura e Serviços Públicos (SIESP), Secretaria de Planejamento (SEPLAN), entidades, professores, sindicalistas, comerciantes, dentre outros.
O objetivo da oficina é preparar e qualificar os municípios para a construção do Plano Integrado. Para o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Edízio Pinheiro, a realização da oficina no município é de grande importância. “Após todas as discussões teremos resultados de como será feito o trabalho de melhoria da qualidade dos serviços prestados em limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além disso, iremos conhecer os mecanismos do sistema de coleta seletiva”, diz o secretário.
As oficinas estão sendo realizadas nas cidades: Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Casa nova, Juazeiro, Sento – Sé, Sobradinho, Canudos, Uauá e Curaçá. O Engenheiro Agrônomo Ambiental da SEPLAN, Raimundo Passos Coelho diz que o município tem preocupação em discutir e conhecer os mecanismos dos sistemas socioambientais. “Estes assuntos estão sendo cobrado cada vez mais pela sociedade. O Prefeito Genilson Silva está buscando com os órgãos federais programas de gerenciamentos de resíduos sólidos urbano para ser colocados em prática no município”.
De acordo com o engenheiro, existem alguns projetos que já estão em andamentos. “Já está em fase final à execução das obras de remediação do lixão, onde o lixão irá receber um novo tratamento e uma nova caracterização na adequação dos resíduos que estão presentes com estrutura, gazes e chorume, só estamos aguardando a licitação. Além disso, iremos ter a unidade de compostagem e triagem que vai servir para o aproveitamento do resíduo orgânico gerado no município e a separação dos materiais. Outro projeto é o ponto de entrega voluntária de lixo que será instalada na sede e ficará a disposição para que a sociedade entregue o seu entulho que por ventura não pode ser colocado no caminhão do lixo”, explica Raimundo.
O Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos é resultado de convênio firmado entre o Ministério do Meio Ambiente e a Semarh, através da Lei Federal Nº 12.305 – 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.
Ascom/Sobradinho