Comissão de Monitoramento e Fiscalização da Secretaria de Educação de Petrolina realiza visita em escolas da área rural do município

 

Na manhã de quinta feira (05), a Comissão de Monitoramento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Educação esteve presente no Núcleo Administrativo 35 que inclui as Escolas Municipais da área rural: Terra da Liberdade, localizada no Assentamento Terra da Liberdade, João Damásio, localizada no Sítio das Porteiras e Joaquim Francisco da Costa, situada na Ponta da Serra. Na visita, estavam sete membros da Secretaria de Educação, a Assessora de Assuntos Especiais, Prof.ª Emília Ribeiro, a Coordenadora de Educação Infantil, Adeílda Alexsandra, o Assessor Técnico Rubens Ferreira, a Coordenadora de Planejamento de Rede, Maria Eunice Matos, o Gerente de Prestação de Contas, João da Paz,  a Gestora Escolar Lindamária Amorim e a Fiscalizadora de Controle Interno que representou o Controlador Municipal, Nadjara Larissa.

 


 

 

Durante a visita, a equipe se reuniu com membros dos Conselhos Escolares do Núcleo 35 e com a gestora Maria Irander Clemente para fiscalizar os recursos liberados para as Instituições Educacionais e fazer a prestação de contas. Além disso, foi realizado uma vistoria estrutural e passada algumas orientações de como resolver alguns problemas pedagógicos.


A reunião também abordou as funções e atribuições de cada membro dos conselhos na gestão pública, mostrando, inclusive, a importância do Conselheiro Fiscal e da participação da comunidade nas decisões das escolas, como relatou a Assessora de Assuntos Especiais, Prof.ª Emília Ribeiro. “Fazemos esse monitoramento nas escolas como apoio às equipes gestoras e aos membros do Conselho Escolar, acompanhando as demandas da comunidade na contribuição da gestão pública”, ressaltou Emília que explicou ainda que todas  as dificuldades encontradas serão apresentadas em relatório, posteriormente, numa reunião com todos os membros do comissão, para solucionar os problemas encontrados.

 

Segundo a Conselheira Fiscal e mãe de duas alunas da Escola Joaquim Francisco da Costa, Sandra de Souza, a visita foi de grande importância. “Essa reunião foi muito útil porque nos orientou de como funciona o conselho e como podemos contribuir para auxiliar no desenvolvimento da escola”, afirmou. A gestora do Núcleo 35, Maria Irander Clemente, que acompanhou a visita nas três escolas, também frisou a relevância da visita. “A fiscalização nas escolas é necessária e de suma importância porque, além de manter o controle educacional, traz bem estar aos alunos e mantém a regularidade nos recursos destinados à educação”, concluiu.

 

Ascom/PMP

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *