Sento Sé: “Não foram só os bens materiais que ficaram submersos, mas toda uma vida deixada para trás”

Conforme o Sento Sé Notícias divulgou que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) indenize 164 pessoas, por danos morais. Os beneficiados fazem parte de famílias ribeirinhas e deixaram suas casas, para a construção da Barragem de Sobradinho, há 30 anos.

Ouvimos algumas familias que devem receber a indenização. Solicitando não divulgar o nome, uma das pessoas disse “que foram anos de angústia que continua com a dor de saber que tudo, toda uma história está debaixo de água”.

Sim, a expectativa que justiça foi feita,  mesmo depois de 46 anos das terras submersas e com 26 que o processo corre nos tribunais de  justiça, se formos uma das famílias contempladas e realmente  recebermos a indenização a  sensação é que o sofrimento dos nossos ancestrais/antepassados,  a justiça foi feito, porque não foram só  os bens materiais que ficaram  submersos, mas toda uma vida deixada para trás.E  estabelecer residência em outro local sem querer, sem as mínimas condições de saneamento, higiene,saúde e educação, muito sofrimento, além  de alguns idosos terem falecido em seguida devido a  depressão causada pela transferência  forçada é  um alívio que se der certa valeu a pena toda luta por justiça, mesmo que tardia“.

De acordo com os representantes das famílias que serão indenizadas, o processo está em fase de “liquidação”, momento de definição do valor que será pago para as 164 pessoas. Entramos em contato com o TJ-BA para saber se já um valor definido e se existe algum prazo para o pagamento. No entanto, a Justiça informou que não pode divulgar detalhes sobre o processo em julgamento. Já a Chesf afirmou que passou a informação para o setor jurídico e que acompanha o caso.

A Barragem de Sobradinho começou a ser construída em 1972 e foi concluída seis anos depois. Na época, a obra inundou ao menos quatro cidades como Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé.

4 thoughts on “Sento Sé: “Não foram só os bens materiais que ficaram submersos, mas toda uma vida deixada para trás”

  1. A CHESF DESTRUIU A MINHA INFÂNCIA E DE MUITAS OUTRA CRIANÇAS, SEM FALAR NOS ADULTOS, ESSA HIDROELÉTRICA TEM QUE PAGAR POR TODOS OS PREJUÍZOS, MORAIS E MATERIAIS CAUSADOS A NOSSAS FAMÍLIAS, A MAIORIA JÁ FALECIDA, SEM FALAR NOS AMIMAIS E A NATUREZA, COMO FICOU? ATÉ AGORA NINGUEM PLANTOU NADA PRA CONSERVAR O MEIO AMBIENTE,QUEM IRÁ DEVOLVER A VIDA DELES. MALDITO FOI AQUELE QUE FEZ ESSA INVENÇÃO.SE FOSSE HOJE, EU IRIA LUTAR COM TODAS AS FORÇAS QUE EXISTE NO MUNDO.
    REVOLTA PURA, NUNCA IREI PERDOAR.

  2. Até hoje mao posso escutar este nome odeio. Como Até esta data enrolando para pagar uma miséria, porque o que os jornais dizem porque é verdade. Jamais estes valores chegaram junto estas pessoas, só acredito vendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *