Nesta quarta-feira (04), o Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, reuniu-se com a equipe da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado – Gerência de Penas Alternativas e Integração Social para anunciar um projeto piloto de combate à violência doméstica familiar contra as mulheres do município. Petrolina será a primeira cidade de Pernambuco a receber a temática de combate à violência doméstica contra as mulheres. O projeto funcionará em conjunto com a Central de Apoio às Penas Alternativas (CEAPA). Seu funcionamento, acontecerá por meio de fiscalização de processos judiciais contra a mulher. “Nosso trabalho acontecerá através da fiscalização de pena para o agressor e do acompanhamento da vítima e sua família através de assistência”, explicou a Gerente de Penas Alternativas e Integração Social do Estado, Ana Cecília Gonzalez. A equipe responsável por essa fiscalização será composta por sete pessoas.
“Ainda existe um alto índice de violência contra as mulheres não apenas em Petrolina, mas em todo Brasil, por isso estamos sempre em busca de programas que ajudem a reduzir o desrespeito contra elas. Para lutar em prol do combate a esse tipo de crime, existe, no nosso governo, a Secretaria da Mulher, uma das poucas no estado a trabalhar com a defesa feminina”, ressaltou o prefeito Julio Lossio, declarando apoio ao projeto.
O projeto será concretizado através da parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher e o Ministério da Justiça, que trabalharão juntos com a vítima e o agressor. “Desde o início do trabalho da Secretaria da Mulher, atuamos para que as ações de combate à violência sejam também com o agressor, porque precisamos restaurar a união das famílias, através de um trabalho, que possibilite que o agressor, uma vez penalizado, não volte mais a cometer nenhum ato de violência”, enfatizou Maria dos Anjos, Secretária Municipal da Mulher, que também esteve presente na reunião.
Texto: Mônica Silvestre
Foto: Gilson Pereira
Ascom/PMP