O Secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina, Geraldo Junior, se reuniu, n a última terça-feira (03), em seu gabinete, com representantes das Organizações Não-Governamentais Centro Nordestino de Medicina Popular, Roberto Henrique da Silva, e Acarí, Maria Ferreira de Menezes. No encontro, os visitantes solicitaram ao gestor, a Lei Orçamentária Anual – LOA do Município, que servirá de subsídio para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.
De acordo com Roberto Henrique, uma rede está se formando no semi-árido nordestino, com a participação de nove ONGs ligadas, direta ou indiretamente, à proteção da infância. Segundo ele, o objetivo dessa rede é criar um Plano de Trabalho direcionado para o desenvolvimento da educação infantil. “Nossa intenção é promover o melhoramento das creches e o atendimento à primeira infância. Contar com o apoio da Prefeitura nesse momento é muito importante, porque é ela que executa as leis, nós só fazemos as proposições”, ressaltou.
Além do orçamento municipal, que será estudado para identificar as rubricas já existentes direcionadas a esse público, como parte da preparação para o Plano pela Primeira Infância, a Rede lançou o Programa Crianças com Todos os Direitos. Implantado, inicialmente, nas Creches Municipais João Paulo I e Zequinha, no bairro João de Deus, o projeto atua com a capacitação dos conselhos de direitos, levantamento nutricional e mobilização da comunidade.
Segundo Geraldo Junior, a educação infantil também é uma preocupação da Prefeitura de Petrolina que, em parceria com a comunidade, vem desenvolvendo um dos maiores programas de atendimento à infância do país, o Nova Semente. “O documento solicitado deve ser encaminhado para os representantes nos próximos dias, pois essa é causa defendida pelo Município e também pelo prefeito Julio Lossio”, enfatizou.
Texto e Foto: Eneida Trindade
Ascom/PMP