Secretaria de Saúde de Petrolina realiza terceiro LIRAa do ano para diagnosticar índice de casos da dengue

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), através da Gerência de Endemias, iniciou nesta segunda-feira (02), o terceiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Para realizar o levantamento, que acontece até a próxima sexta-feira (06), a cidade foi dividida em oito áreas, denominadas de estratos, para que sejam avaliados todos os bairros, com o intuito de diagnosticar o nível de infestação e vulnerabilidade das localidades da cidade que estão em risco de epidemia da doença.


O LIRAa é realizado a cada dois meses, onde os Agentes de Combate à Endemias, juntamente com os supervisores de campo, fazem o mapeamento dos locais de risco para transmissão da dengue. Após a identificação das áreas mais vulneráveis, a Gerência de Endemias intensifica e/ou redireciona as ações e medidas de controle nessas comunidades, para evitar novos casos. Durante esta época do ano, o LIRAa ganha uma atenção redobrada devido ao período chuvoso e as altas temperaturas, situações que contribuem para a proliferação do mosquito.


No último LIRAa, realizado em março, o índice geral de infestação predial para o Aedes foi de 1,5% e o mais elevado foi de 3,3%, nos bairros Quati, Cosme Damião, João de Deus, Jardim São Paulo, Ipsep, Jardim Imperial, Portal da Cidade e Alto da Boa Vista, onde o trabalho para combater o mosquito foi realizado de forma mais intensa. De acordo com os parâmetros utilizados pelo Ministério da Saúde (MS), de 0 a 0, 99% representa baixo risco para ocorrência da dengue, de 1 a 3,9% de médio e acima de 4%, alto risco. Em relação aos números da doença no município em 2011, foram notificados 451 casos e 18 confirmados.

ASCOM PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *