Trabalhadores ocupam sede do Incra em Petrolina

 

Agricultores ligados ao sindicato dos trabalhadores rurais de Petrolina (STR), ocuparam na manhã desta segunda feira, a sede do Incra em Petrolina. “Vemos a reforma agrária andando a passos de tartaruga, resolvemos ocupar o INCRA, pressionando os superintendentes a arrumar recursos para os assentamentos. Temos uma falta de estrutura, assentamentos com dez anos que nunca saíram recursos do PRONAF, e o pessoal está ao deus dará”. Essa é a principal reivindicação do movimento dos trabalhadores rurais de Petrolina, feita hoje (02) pelo presidente do sindicato que representa a categoria (STR), José Tenório.

Ele explica que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) é a instância do governo federal responsável pela questão, e os trabalhadores estão na sede de Petrolina para pressionar por recursos que viabilizem as condições de vida dos trabalhadores. Segundo Tenório, são mais de mil acampados, e a pauta de reivindicações será entregue hoje para que se possa fazer uma rodada de negociação com representantes do órgão. “No país em que vivemos, infelizmente o governo precisa de pressão. Nos oito anos do governo Lula houve uma passividade muito grande dos movimentos sociais, e não se avançou na área de reforma agrária”, comenta.

José Tenório afirma que a reforma agrária vai gerar emprego e renda para a população beneficiada, a exemplo do que aconteceu em muitos países onde o processo foi realizado. No Brasil, ele defende que haja uma mudança no tratamento com o trabalhador rural. “Coloca-se o homem no campo para trabalhar, mas não se dá condições de infraestrutura e investimentos”, argumentou.

O presidente do STR disse ainda que existe uma divisão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o PRONAF A, que disponibiliza 25mil reais para cada família, “mas a burocracia é tão grande que nós temos assentamentos com dez anos e esse recurso não saiu ainda”, concluiu.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *