BN – Entramos na última semana de campanha eleitoral e as pesquisas mais recentes sobre a disputa pelo governo da Bahia mostram um acirramento cada vez maior entres os candidatos ACM Neto (União) e Jerônimo Rodrigues (PT).
Na última quarta-feira (21), o instituto Datafolha publicou um levantamento que apresentava a liderança de ACM Neto, com 48% das intenções de voto, e um crescimento de Jerônimo, que chegou a 31% da preferência do eleitorado baiano. O deputado federal João Roma (PL) apareceu com 8%, bem atrás dos seus principais adversários (saiba mais aqui).
Na sexta (23), foi a vez do Ipec, que apresentou um cenário de grande encurtamento da distância entre os dois primeiros colocados. Enquanto ACM Neto caiu de 56% para 47%, Jerônimo subiu de 13% para 32% das intenções de voto, ameaçando a outrora tranquila liderança do ex-prefeito de Salvador (veja detalhes aqui).
Mas não acaba por aí. O Bahia Notícias deve publicar, até esta segunda-feira (26), uma nova rodada de levantamentos do instituto Paraná Pesquisas. No anterior, divulgado pelo BN na última segunda (19), ACM Neto aparecia com 51,2%, contra 24,2% de Jerônimo Rodrigues (relembre aqui).
Haverá ainda novos levantamentos dos institutos Favela Diz, AtlasIntel e Veritá, todos já registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Datafolha ainda não registrou a última pesquisa, mas, de acordo com o apresentador Mário Kertesz, da rádio Metrópole, os últimos dados devem ser divulgados na véspera das eleições.
O Ipec também deverá publicar uma nova pesquisa até o dia 2 de outubro, data das eleições. Tradicionalmente, a TV Bahia divulga os últimos números na véspera do pleito eleitoral, mas o levantamento ainda não foi registrado no TSE. Confira abaixo o calendário.
SEGUNDA-FEIRA (26)
Instituto: Paraná Pesquisas
Contratante: Bahia Notícias
Nº de entrevistados: 1.540
Instituto: Favela Diz
Contratante: L2B Soluções Administrativas
Nº de entrevistados: 2.000
TERÇA-FEIRA (27)
Instituto: AtlasIntel
Contratante: A Tarde
Nº de entrevistados: 1.600
QUINTA-FEIRA (29)
Instituto: Veritá
Contratante: Tripper Comunicação e Marketing
Nº de entrevistados: 3.024
SÁBADO (1º)
Instituto: Datafolha
Contratante: Grupo Metrópole
Nº de entrevistados: ???
Instituto: Ipec
Contratante: TV Bahia