Workshop DaColheita reuniu produtores, distribuidores e varejistas do polo de fruticultura do Vale do São Francisco em Petrolina (PE)

 Fabricante de soluções de embalagens pós-colheita, Termotécnica celebra mais de uma década de parceria com produtores, distribuidores e varejistas da cadeia do agronegócio  

Produtores, distribuidores e varejistas do polo de fruticultura do Vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco – terceiro maior produtor do mundo e entre os 20 maiores exportadores globais deste setor – compareceram em peso ao terceiro Workshop DaColheita, promovido pela Termotécnica, que desenvolve soluções de conservadoras pós-colheita. O evento para a cadeia do agronegócio foi realizado no dia 3 de agosto, no Hotel Nóbiles Suits Del Rio, em Petrolina (PE).

Na programação, especialistas de comércio exterior e de logística da ABRAFRUTAS – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados –, Fermac Cargo e Air France KLM Martinair Cargo, apresentaram dados e perspectivas para ampliar ainda mais o alcance e valorização das frutas premium produzidas na região nos mercados no Brasil e no exterior. A palestrante do E-commerce Brasil, maior programa mundial de fomento ao comércio eletrônico, falou sobre as oportunidades desta forma de distribuição de produtos. E o representante da Eco Circular Projetos Regenerativos, consultoria de ESG – de boas práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança –, abordou a importância da sustentabilidade e da reciclagem das embalagens pós-consumo.
Frente ao cenário de crescimento do comércio exterior e do varejo digital, o EPS – mais conhecido como isopor* –  tem sido uma excelente alternativa de embalagens. Suas propriedades preservam o frescor e a qualidade dos produtos que saem das fazendas até chegar ao consumidor nos mercados mais distantes com alta proteção e isolamento térmico, além de ser um material 100% reciclável, entre outras vantagens. Maior fabricante de soluções em embalagens em EPS do país para diversos segmentos, com unidades em 5 estados, a Termotécnica comemorou os 10 anos de inauguração da fábrica de Petrolina.
Na ocasião, a companhia também homenageou e reconheceu os principais clientes e parceiros do Vale do São Francisco, que contribuíram para o desenvolvimento das soluções destas embalagens atendendo as necessidades das diferentes culturas. “Foi um grande encontro onde celebramos 10 anos de inauguração da fábrica de Petrolina e reafirmamos nossa presença na região de forma colaborativa, trazendo informações e perspectivas para construirmos juntos planos e estratégias de desenvolvimento para um setor que só cresce a cada ano”, comemora o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Com a expertise adquirida na parceria com os fruticultores, fornecendo conservadoras em EPS de forma contínua e exponencial desde 2010, a Termotécnica amplia a cada ano a linha DaColheita para atender outras regiões e culturas de FFLVs (Flores, Frutas, Legumes e Verduras). No Vale do São Francisco a Termotécnica atende 2/3 dos produtores de uva. E em todo o Brasil, as conservadoras DaColheita já são utilizadas para acondicionar e transportar 40 tipos diferentes de frutas. “Temos feito um trabalho de desenvolvimento de soluções para atender a cadeia do agronegócio, tanto para o mercado interno quanto para exportação, agregando valor com nossas conservadoras pós-colheita para frutas, legumes e verduras, aumentando significativamente o shelf-life destes produtos com resultados comprovados por laboratórios internacionais e contribuindo para a redução de desperdícios em toda a cadeia de distribuição”, afirma Albano Schmidt.

No evento de Petrolina, a Termotécnica apresentou novidades da linha de conservadoras DaColheita e de embalagens para vinhos. As conservadoras para cumbucas kids e bandejas com cargas mistas são modulares e multiuso, permitindo variações de produtos embalados e proporcionando melhor aproveitamento logístico. Clientes que estão demandando esta nova solução DaColheita e participaram do seu desenvolvimento conjunto com a Termotécnica foram a CAJ (Cooperativa Agrícola Juazeiro), a Cappellaro Fruits e a Fort Fruit, todas do Vale do São Francisco. Elas produzem e comercializam uvas e para o público infantil detêm as marcas Açukinha Kids (Fort Fruit), Cappellaro Kids e CAJ Kids.

Acompanhando o crescimento do mercado de vinhos finos no Brasil e a sua comercialização por comércio eletrônico, a Termotécnica está lançando uma linha de embalagens desenvolvidas especialmente para atender as vinícolas, distribuidores e varejistas. Trata-se de uma embalagem universal, que acomoda vinhos e espumantes em garrafas de diversos tamanhos e formatos. E também é modular, podendo ser destacada e, dessa forma, transportar de 1 até 6 garrafas. A solução é muito aderente à comercialização de vinhos por e-commerce conferindo alta proteção no acondicionamento, movimentação e transporte.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *