DIRETO DE CASA NOVA

 

Dia de campo apresenta manejo de Forrageiras para produtores de Casa Nova

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em parceria com a Embrapa Semi-Árido e a Prefeitura de Casa Nova, realizou, nesta quinta-feira (28), o dia de Campo “Manejo de Forrageiras”. O evento aconteceu na região do Entroncamento e contou com a participação de cerca de 150 produtores rurais do município.

A ação apresentou as técnicas de manejo do principal alimento dos ruminantes (bovinos, caprinos, ovinos e outros), a forragem que proporciona aos mesmos mais de 90% da energia consumida. De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Hermelino Souza, a forragem inclui todos os materiais vegetais comestíveis, com exceção de grãos e concentrados. “Constitui-se na base alimentar dos rebanhos em toda parte do mundo, principalmente nos países com amplos recursos naturais como o Brasil”, expõe.

Durante o evento, o pesquisador da Embrapa Semi-Árido, Rebert Coelho Correia, explicou as potencialidades existentes nas forrageiras e como melhorar a produção da alimentação dos ruminantes a partir de sua produção, além das técnicas de manejo do solo. Foi apresentado para os produtores, o processo de manejo das forrageiras, através das quatro estações (1ª estação, Feno; 2ª estação de manejo; 3º necessidade nutricional, dos animais e a 4º estação, manejo do solo).

Segundo o prefeito Orlando Xavier, esta ação desenvolvida no município é muito importante para garantir que os animais tenham alimento rico em nutrientes durante todo o ano, o que assegura a qualidade do produto e consequentemente a sua valorização. O Prefeito destaca a importância desse trabalho na agricultura do município. “Nós sabemos como é importante que os produtores armazenem alimentos para o rebanho, principalmente na nossa região que tem longos períodos de estiagem”, conclui.

Projeto Lago de Sobradinho

Rebert Coelho Correia, diz que a ação realizada em Casa Nova faz parte dos planos que integram o Projeto Lago de Sobradinho, destinado aos produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA, executado com recursos da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) em parceria com as prefeituras de Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé, Remanso e Sobradinho. “Pelos próximos cinco anos, a Embrapa Semi-Árido vai atuar na região por meio de 14 planos de ação, beneficiando cerca de 10 mil agricultores familiares”, destaca.

Vão ser financiados estudos das cadeias produtivas de três atividades agrícolas desenvolvidas na região: apicultura, criação caprina e ovina e piscicultura, além de um amplo programa de transferência de tecnologias agroecológicas para as áreas dependentes de chuva e para as situadas às margens do lago formado pela barragem.

Ivaldo de Oliveira, assessor da coordenadoria de sustentabilidade empresarial, controle interno e gestão de risco da Chesf, explica que, aos 62 anos, a Empresa sempre procurou fazer algo no entorno da Barragem de Sobradinho e a companhia quer conter a degradação acelerada dos recursos naturais e superar os danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

 

Texto e Foto: ASCOM PMCN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *