Composta por profissionais da área de educação física, psicologia, fisioterapia, nutrição e farmácia, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) tem como finalidade assistir os pacientes dentro destas especialidades clínicas, além de proporcionar atividades auxiliares. Entre eles, estão aqueles que têm relação com doenças articulares. Por isso, nesta terça-feira (19), os usuários da Unidade Básica de Saúde Dr Gaudêncio José do Nascimento, no bairro Jardim Amazonas, receberam orientações e dicas de como melhorar as dores ocasionadas pela Chikungunya.
No período da tarde a oficina abordou as doenças epidemiológicas, sendo uma delas Chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e que causa muitas dores nas articulações. Durante a ação, houve ainda demonstração de exercícios para alívio das dores articulares, entrega de panfletos com orientações, quiz sobre o tema e distribuição de brindes.
De acordo com a fisioterapeuta do NASF, Lucicleia Almeida, muitos moradores têm buscado o serviço relatando sentirem dores ocasionadas pela doença. “Temos recebido muitos moradores relatando dores nas articulações pós-diagnóstico da doença. Com isso, preparamos este momento com uma explanação do tema, abordando doenças epidemiológicas, seus principais sinais e sintomas, como é realizado o diagnóstico, o tratamento e como evitá-las, assim, conseguimos chegar a um número maior de pessoas e auxiliar na diminuição das dores”, explicou.
Texto: Débora Sousa- Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde