Plano de turismo pretende aquecer setor em Juazeiro

 

As potencialidades da região do Vale do São Francisco são inegáveis. Das riquezas naturais aos produtos de sua exploração, os municípios banhados pelo Velho Chico oferecem uma vasta gama de possibilidades para a exploração do turismo. Com uma infraestrutura incipiente, a maioria das cidades, no entanto, não comporta a chegada e permanência do turista. Em Juazeiro, a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Juazeiro, desde janeiro, quando incorporou a pasta de Turismo, formou uma equipe técnica composta pelo secretário Carlos Neiva, o administrador Paulo Angelim, o gerente de desenvolvimento econômico Eurico Menezes, o turismólogo Jomar Benvindo e a administradora Carmiária Ramos, a fim de elaborar um Plano de Ação para apoio ao desenvolvimento turístico do município.


O projeto é elaborado em parceria com o Sebrae e a Câmara de Turismo, que envolve segmentos como a rede hoteleira, o setor de transporte (táxis e barquinhas), os guias turísticos e as prefeituras de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá, além de contar com o apoio do Senac, Secretaria de Turismo, Bahiatursa e do Ministério do Turismo.


De acordo com Carlos Neiva, a ideia do Plano baseia-se no entendimento de que a região possui potencialidade acima da média de outros locais do país, mas que nunca foi devidamente explorada. “Nós temos uma possibilidade de diversificação do turismo que nem todos os outros locais têm, como o enoturismo, o ecoturismo, o turismo de negócios, o potencial náutico extremamente forte com o rio São Francisco, o turismo de aventura. Existe esse potencial, mas não existe uma estrutura necessária para que o turista fique”, afirma.


Segundo Jomar Benvindo, o plano passa a corrigir o que o sistema turístico comporta, que é a comunidade, o poder público, que faz o papel de fomentar essa atividade, a iniciativa privada e os profissionais de turismo. 

 

 

Texto: Inês Guimarães/ Portal Gazzeta

Foto: Emerson Rocha/ blogQSP


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *