Ações da Campanha da Fraternidade em Juazeiro

 

Ocorrida todos os anos, a Campanha da Fraternidade é uma ação da igreja católica, que visa debater assuntos de relevância social. Este ano o foco são as mudanças climáticas com o tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme como em dores de parto” (Rm 8:22). Iniciada na quarta feira de cinzas a campanha prossegue por todo o ano, mas tem seu desfecho durante o período da quaresma, onde os fieis comungam a fé e a prática evangelística voltados para o tema em discussão.

Em Juazeiro/BA a campanha aconteceu em diversos espaços da Diocese celebrações e reuniões com lideranças comunitárias. Para o padre Raimundo Jorge de Souza, vigário da Paróquia Nossa Senhora das Grotas, catedral de Juazeiro, a campanha da fraternidade é um projeto para a vida, que conscientiza a missão da igreja em defesa da pessoa. “Confiada por Jesus, a igreja tem total consciência desta missão, das mudanças climáticas, do aquecimento global, fruto da intervenção humana”, explica o vigário.

Para o padre Raimundo neste momento em que se encerra a quaresma, a igreja propõe também medidas praticas que possibilitam a melhoria da vida das pessoas na sociedade. Neste sentido a Diocese de Juazeiro, através da Pastoral Social vem apoiando o trabalho de catadores de material reciclável. Além disso, uma das prioridades do trabalho entre os anos de 2009/2010 é o Meio Ambiente, discutindo com a comunidade soluções para a produção do lixo, reaproveitamento com praticas de reutilização e reciclagem, bem como a elaboração de uma cartilha de conscientização.

O vigário destaca ainda como ação de enfrentamento às agressões ambientais, o trabalho desenvolvido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), onde presta assessoria aos trabalhadores rurais e tem mantido uma postura de combate e denuncia às carvoarias e mineradoras da região.

Uilson Viana/Rotina do Vale

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *