JUAZEIRO ADERE AO PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA

blogqsp.atencao_basicaA Prefeitura de Juazeiro aderiu ao Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (PROVAB-2013) do Ministério da Saúde. Com isso, ficou garantida para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município a adesão de 10 médicos, além de todo suporte necessário nas ações desempenhadas pelos profissionais nos postos de saúde.

Desde a ultima terça-feira, dia 05, 08 médicos já estão atendendo nas UBS dos seguintes bairros: Antonio Guilhermino, Parque Residencial, João Paulo II, Novo Encontro, Codevasf, Vila Jacaré, Alto da Aliança e Itaberaba.

Para preenchimento das duas vagas que não foram ocupadas será realizado um remanejamento nos próximos dias e os postos de saúde que possivelmente ganharão novos médicos são: Piranga e Abóbora.

O secretário da Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, fala da importância de garantir os atendimentos médicos para a comunidade. “Como no concurso realizado pela Secretaria não conseguimos convocar profissionais suficientes para ocuparem o número de vagas disponíveis nos postos de saúde, resolvemos aderir ao Programa para que os usuários do SUS tenham garantidos os atendimentos médicos necessários. Escolhemos as regiões mais carentes e onde enfrentamos dificuldades para contratação de médicos”, enfatizou o titular da pasta.

Antes de entrarem em atividade esta semana, a equipe da Diretoria da Atenção Básica da Bahia (DAB/SAIS/SESAB) acolheu os profissionais, esclarecendo as dúvidas e orientando para que todos os médicos pudessem dar com segurança os primeiros passos ao chegar às unidades.

Os médicos desempenharão suas atividades durante 1 ano e todas as despesas serão custeadas pelo Ministério da Saúde. Também será dado pela coordenação estadual do programa apoio técnico aos gestores no município.

O PROVAB estimula a atuação de profissionais na Atenção Básica em periferias de grandes cidades, municípios do interior ou em áreas mais remotas. O programa também estimula a formação de médicos para atender a real necessidade da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *