Mulheres das Unidades do Nova Semente realizam exames de mamografia

 

Dando continuidade a iniciativa que realiza exames de mamografia em mães de crianças do Projeto Nova Semente e para as sementeiras, mulheres que trabalham nas unidades de ensino, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realizará nos dias 25, 27 e 28 de abril, novos exames. Desta vez, serão beneficiadas as Novas Sementes dos bairros Rio Corrente, Ponta da Serra e Vila Eduardo. No primeiro momento foi contemplada a Unidade Nosso Lar, no Henrique Leite. A proposta é de que aos poucos, seguindo um cronograma, outras mulheres das demais instituições, também realizem os exames.

 

 

 

 

Trinta e duas mulheres das unidades Mariana Vitória, no Rio Corrente, Marcelo Brito, na Vila Eduardo e Tia Cotinha, na Ponta da Serra, serão beneficiadas com a realização dos exames. A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, explicou como surgiu a iniciativa de promoção e prevenção à saúde das mães e das sementeiras. “Desde a implantação dos primeiros Centros Educacionais, o prefeito Julio Lossio pediu que levássemos alguns dos nossos serviços para o Nova Semente, começamos com apoio na área de saúde bucal e, agora, estamos realizando exames de mamografia”, declarou.

 

A Secretária ainda complementou, esclarecendo que para que possam ser realizados os exames, é feita uma triagem nas mães e funcionárias, para identificar aquelas com idade superior a 35 anos. Após este processo são marcadas as mamografias, feitas em parceria com o Hospital Dom Malan (HDM) e com a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI).

 

O prefeito Julio Lossio explicou que a prevenção ainda é o melhor caminho. “É através da mamografia que o médico pode detectar alguma alteração na mama dessas mulheres, cuidando o quanto antes do caso, e é justamente o que queremos: prevenir o câncer de mama. Uma vez que os procedimentos devem ser realizados a partir dos 35 anos, estamos proporcionando mais este beneficio”, salientou. O rastreamento deve ser realizado, anualmente, em mulheres a partir dos 35 anos de idade, pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama, mesmo sem alteração do exame clínico.

 

 

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *