RIO — O ano de 2022 reserva alguns espetáculos astronômicos para os brasileiros. Chuvas de meteoros, eclipses lunares e solares, conjunções planetárias e cometas estão entre os eventos que poderão ser vistos nos céus do país, segundo astrônomos do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O GLOBO separou alguns dos principais acontecimentos previstos para este ano e reuniu dicas de como melhor observá-los.

— Eu diria que a melhor experiência é mesmo procurar os locais afastados das grandes cidades, locais ainda de céu escuro, em que as estrelas enchem o céu e a Via Láctea ainda pode ser vista. Embora isso possa ser feito de maneira individual e a Astronomia permita um aprendizado autodidata, sempre é legal começar com auxílio de pessoas mais experientes. — diz Daniel Mello, astrônomo do Observatório do Valongo, que recomenda aos observadores de primeira viagem que busquem observatórios, planetários e clubes de astronomia nas suas primeiras sessões astronômicas.

Veja abaixo uma lista com alguns dos principais eventos que irão ocorrer em 2022.

Coloque na agenda:

Janeiro:

No final deste mês, no dia 30, um encontro triplo, entre Lua, Marte e Vênus poderá ser observado a olho nu ou com binóculos. Ao leste, os três astros formarão um tirângulo celeste, durante a madrugada, antes do amanhecer.

 

Abril:

No dia 30 de abril, moradores do Rio Grande do Sul poderão ver um eclipse solar parcial em que parte do Sol será ocultada pela Lua. O evento também poderá será visível em Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru.

Maio:

Chuva de meteoros na Tailândia Foto: Sakchai Lalit / AP
Chuva de meteoros na Tailândia Foto: Sakchai Lalit / AP

O mês de maio começa com a chuva de meteoros Eta-Aquaridas, que será visível na direção leste, a partir das 2h da madrugada. O evento poderá ser visto a olho nu no dia 6 de maio.  Para ver as estrelas cadentes, a dica é procurar um local escuro, longe das luzes da cidade.

Outro evento aguardado neste mês será o eclipse lunar total, visível nas Américas e em parte da África. No Brasil, será visto em todo o território nacional entre os dia 15 e 16 de maio. No Rio de Janeiro, a totalidade do eclipse começará às 00h29 e terminará às 01h53 do dia 16. O evento poderá ser observado a olho nu, com binóculos e por meio de pequenos telescópios. Junto com o eclipse lunar total acontece a chamada Lua de Sangue, quando o satélite adquire uma coloração avermelhada por estar totalmente na sombra da Terra.

Lua de Sangue registrada em Los Angeles, nos EUA Foto: ROBYN BECK / AFP
Lua de Sangue registrada em Los Angeles, nos EUA Foto: ROBYN BECK / AFP

Junho:

A primeira superlua de 2022 irá acontecer no dia 14 de junho.  Nessa data, o satélite estará mais próximo da Terra, no perigeu, e, por isso, ficará um pouco mais brilhante. A Lua deverá ficar visível durante toda a noite, na constelação de Sagitário. A observação poderá ser feita a olho nu.

Julho:

Em julho, no dia 13, outra Superlua está prevista para ocorrer.  A Lua estará na fase cheia e será visível durante toda a noite, na constelação de Sagitário. Observação poderá ser a olho nu. Na madruga do dia 30, a chuva de meteoros Delta-Aquaridas deve póder ser vista a olho nu por quem estiver em locais com pouca luminosidade. O evento deve acontecer ao leste, durante toda a madrugada.

Agosto:

No dia 13 deste mês, a chuva de meteoros Perseidas poderá ser observada durante  a madrugada, após as 3h da manhã. Os observadores que estiverem nas regiões Norte e Nordeste deverão ter uma melhor visibilidade do evento.

Outubro:

No dia 21 de outubro, a chuva de meteoros Orionidas, produzida a partir de fragmentos do cometa Halley, poderá ser vista durante toda a madruga na direção leste, em locais de céu escuro. A observação poderá ser feita a olho nu.

Novembro:

Entre os dias 7 e 8 de novembro, um eclipse lunar parcial deverá ser vísivil na região Norte e em parte do Centro-Oeste do país. Ele também será visível nos seguintos locais: leste asiático, Sibéria, Oceania, Nova Zelândia, Japão, Austrália, Américas do Norte e Central e porção leste da América do Sul.

No dia 17, deverá acontecer a chuva de meteoros Leonidas. O fenômeno poderá ser observador a olho nu, na direção leste, durante a madrugada.

Chuva de meteoros Leonidas registrada nos EUA Foto: NASA
Chuva de meteoros Leonidas registrada nos EUA Foto: NASA

Dezembro:

A melhor chuva de meteoros de  2022, segundo o Observatório do Valongo, ficou para o final do ano. A Geminidas é a mais intensa do ano e será vísivel em todo o Brasil  no dia 14 de dezembro. O fenômeno deverá ser observado na direção leste, a olho nu, durante toda a madrugada, em locais de ceú escuro.

Para encerrar o ano, no dia 19, o Cometa PANSTARRS (C/2017 k2) poderá ser visto com binóculos e pequenos telescópios, em céus escuros. O astro foi descoberto recentemente, em 2017. Ele poderá ser observdo transitando entre as constelações Altar e Pavão, no começo da noite.

Outros eventos

Outros eventos previstos para esse ano poderão ser encontrados na agenda Efemérides dos Principais Fenômenos Astronômicos 2022, que deverá ser publicada na próxima semana e divulgada nas páginas do Observatório do Valongo nas redes sociais. Desde 2020, o Observatório organiza também os eventos Astronomia através da Janela, no qual o público pode enviar fotos dos eventos astronômicos, e as lives Paparazzis do Universo, com especialistas em astrofotografia.