Campanha da Influenza Sazonal começa amanhã em Petrolina

 

Profissionais de saúde, entre coordenadores de área, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além da equipe de vigilância em saúde e do Programa Nacional de Imunização (PNI), da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), estiveram reunidos no auditório da SMS, na última terça-feira (19), para tratar da 13ª Campanha de Vacinação de Influenza Sazonal de 2011. Na ocasião, foram transmitiras informações e orientações, como período da campanha, público alvo, número de doses e os participantes puderam ainda esclarecer dúvidas. As doses das substâncias começarão a ser distribuídas nas Unidades Primárias de Saúde (UPS) na próxima segunda e terça-feira (dias 25 e 26), mas a campanha segue até o dia 13 de maio e o dia “D” será realizado no dia 30 de abril.

Diferente dos anos anteriores, a Campanha de Influenza Comum, antes disponível apenas para os idosos, população acima de 60 anos, em 2011 será estendida para gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores em saúde e indígenas. O objetivo é reduzir a morbimortalidade entre estes grupos. Outro diferencial é que a vacinação não será dividida em etapas, assim, durante todo o período de vacinação, a população relacionada anteriormente, poderá procurar uma das Unidades Primárias de Saúde (UPS), da área urbana ou rural do município de Petrolina. A meta é vacinar 80% de todo o público alvo.


Esquema vacinal – Para crianças de seis meses a menores de dois anos serão aplicadas duas doses, com intervalo mínimo de três semanas, sendo portanto, recomendado administrar a segunda dose trinta dias após receber a primeira. A vacinação para grávidas é segura e recomendada para mulheres em qualquer período gestacional. Em relação aos trabalhadores em saúde, devem receber a substância aqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento e na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferente níveis de complexidade.

Indicações e Reações adversas – A vacina influenza sazonal não deve ser administrada em pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Pessoas que apresentam reações anafiláticas graves a doses anteriores também são contra-indiciadas doses subsequentes. Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a evolução do quadro, com o intuito de não atribuir as manifestações à vacina.

Podem ocorrer manifestações nos locais, como dor e sensibilidade no local da injeção e é possível que apareçam manifestações gerais leves como febre e mal estar, que podem começar de 6 a 12 horas após a vacinação e pode persistir por um ou dois dias.

Ascom Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *