4º Vale Dançar começa nesta quarta-feira com Versos Livres

O encontro literário tem como tema um autor estrangeiro (Claude Baudelaire), um nacional (Paulo Leminski) e um local (Carlos Laerte) e as possibilidades de diálogo entre suas obras. Este é o mote do projeto Versos Livres, que abre nesta quarta-feira (20), o 4º Festival Vale Dançar, uma realização do Sesc Petrolina que vai movimentar o Vale do São Francisco até o dia 29 com uma programação recheada de bons espetáculos, interessantes mostras e palestras, além de oportunas oficinas para aperfeiçoamento profissional.

A abertura do 4º Vale Dançar está marcada para as 20h na Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Sesc, onde a proposta é entrelaçar a dança com outras linguagens, principalmente a literatura (corpo e texto), através de bate-papo, exposições, declamação de poemas, leitura de textos, canções, coreografias e esquetes teatrais. Na quinta-feira (21), a programação começa às 9h da manhã com a abertura das oficinas de Composição Coreográfica e às 14h de Danças Pernambucanas. Às 20h na Lanchonete do Sesc, o público vai conferir o espetáculo Esbórnia. Um passeio musical, sensual e bem humorado que vai do tango ao brega em coreografias irônicas e repletas de clichês.

Às 16h da tarde do dia 22, a Sala de Dança do Sesc vai dar lugar a palestra Processos Criativos em Dança. O facilitador Marcelo Sena propõe uma reflexão sobre questões como o que é criar? O que é ser criador? E o que é ser artista? Marcelo Sena é jornalista, bailarino e músico. Diretor e artista-pesquisador da Cia. Etc., ele também apresenta, às 19h 30 deste mesmo dia, na Galeria de Artes do Sesc a mostra Etc de Videodança. Serão apresentados os vídeos Súbito, de Breno César, Sobre (produzido a partir do intercâmbio entre a Cia. Etc. (Recife-PE) e Hibridus Dança (Ipatinga-MG), Maxixe ( os transeuntes do Mercado de São José, no centro do Recife-PE), Bokeh (áreas fora de foco e distorcidas por meio da lente) e Dança Aí! (Vídeo-documentário sobre o processo criativo da companhia).

A programação do 4º Vale Dançar, que este ano traz como uma das novidades a descentralização dos espetáculos, está só começando e promete muitas surpresas agradáveis. Tem as oficinas de Ballet Clássico (de 23 a 24), Dança Contemporânea (de 25 a 27) e de Dança de Salão (de 30 a 01/05). A maioria dos espetáculos vai acontecer no Centro de Cultura João Gilberto, além de mostras de solos e duos e de dança contemporânea. A Praça do Bambuzinho vai receber uma performance no dia 27 e nos dias 28 e 29 o 4º Vale Dançar realiza respectivamente na Concha Acústica de Petrolina, os espetáculos Deixar Ir / Atração e uma grandiosa mostra de dança em comemoração ao Dia Internacional da Dança. O Seminário Pensamentos de um Corpo que Dança encerra a temporada ocupando a Sala de Dança do Sesc no período de 29 a 1º de maio. E só para não esquecer, as oficinas são as únicas atrações pagas do Festival (R$ 10,00 comerciários e dependentes e R$ 15,00 usuários). O acesso para as outras atividades será gratuito.

O 4º Vale Dançar, segundo o coordenador, Jailson Lima é uma forma de incentivar a dança produzida no Vale do São Francisco, valorizando a pluralidade de pensamentos e as sensações que ela desperta nas pessoas. “A dança é uma linguagem que vem se fortalecendo na região com muita intensidade. O Vale Dançar é um projeto que propicia aos grupos, professores e bailarinos esse espaço de discussão e apreciação”, finalizou Jailson Lima. 

Tetxo e foto: CLAS Comunicação e Marketing

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *